O encontro “Diretrizes e ferramentas para a Gestão Financeira das APACs”, aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro, com foco em governança e gerenciamento financeiro das APACs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados). O evento teve uma programação intensa, com palestras e painéis ministrados por especialistas da FBAC e convidados.
A cerimônia de abertura contou com a participação de grandes autoridades, como Durval Ângelo Andrade, Vice-Presidente do TCE/MG, Tomáz de Aquino Resende, Presidente do Conselho de Administração da FBAC, Murilo Andrade de Oliveira, Secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, Leonardo Bicalho de Abreu, representando a Defensoria Pública de MG, Cel. BM Edgard Estevo da Silva, Secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Tatiana Flávia Faria de Souza, Diretora-geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, Diretor do CIEMA, Roberto Donizetti de Carvalho, Diretor de Metodologia da FBAC, e Ari de Jesus Soares Pereira, Diretor Executivo de Gestão e Controle.
No primeiro dia, Paulo Matos, consultor e membro do Conselho de Administração da FBAC, abordou o tema “Governança e compliance na gestão das APACs”. Já o economista Carlos Ronan de Alvim Braga discutiu a importância da gestão financeira eficiente para o cumprimento das finalidades estatutárias.
Tatiana Faria, Diretora-geral da FBAC, destacou em entrevista que o objetivo do encontro foi, além de oferecer ferramentas de gestão financeira seguras e eficientes, promover uma transformação nas culturas organizacionais. “Ética e transparência são valores fundamentais para as APACs e para a FBAC. A gestão financeira deve ir além do cumprimento das exigências legais, sendo pautada por esses princípios”, afirmou.
O encontro também focou na captação de recursos e parcerias com a administração pública, essenciais para o fortalecimento e crescimento das APACs. A SEJUSP/MG e a equipe de parcerias da FBAC, debateram com os painelistas, os principais avanços e pontos de melhoria das colaborações com a administração pública.
Para Denise Rodrigues, Presidente da APAC de Manhuaçu/MG, o aprimoramento da gestão financeira é de extrema importância para o bom andamento das APAC: “Nesses dias de imersão obtivemos muito conhecimento, todos os palestrantes trouxeram ensinamentos que irão agregar muito ao trabalho desenvolvido, ressaltando o brilhantismo da palestra proferida pelo Conselheiro Durval Ângelo e Professor Gustavo Vidigal. A grande importância da presença da equipe da SEJUSP, traz orientações que são de suma importância para a melhora do desenvolvimento de nossas atividades. A ferramenta lançada será um divisor de águas para o nosso trabalho, garantindo mais eficiência, segurança, credibilidade e transparência ao nosso trabalho.”
Segundo a Encarregada de Tesouraria, da APAC de Toledo/RS, Alessandra Pereira, a iniciativa da FBAC, foi fundamental para o direcionamento da gestão financeira das APACs, gerando um sentimento de esperança e expectativa: “Estou muito feliz, saio daqui muito contente e com muito aprendizado. Saímos com muita esperança de que vamos avançar no Estado do Paraná em relação às APACs, nas parcerias e também com o governo do Estado. As falas aqui foram essenciais para gerar essa esperança e expectativa, que é o que nos rege desde o momento em que entramos na APAC. A esperança, a fé e a vontade de vencer são sentimentos que brotam em nossos corações.”
Pe. Ribamar da APAC de Bacabal/MA, afirma que o encontro é muito pertinente e necessário, pois às APACs precisam de uma formação permanente: “Sobretudo para os presidentes e tesoureiros, que são as áreas que mais requerem capacitação atualmente, considerando as diversas leis vigentes que devemos estar atentos para cumprir. Acho muito importante participar, porque, na minha visão, o presidente precisa conhecer um pouco de cada área. Ele tem que estar atento à parte financeira, ao acompanhamento das regras, às leis que regem, e às orientações da FBAC, assim como às orientações do próprio Estado. Isso é fundamental.
O evento proporcionou uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e a implementação de práticas que visam fortalecer a gestão e a governança das APACs, reforçando o compromisso da FBAC com a expansão e a consolidação dessa metodologia inovadora.
Comments are closed