Rodrigo AlbertO fotógrafo mineiro Rodrigo Albert, 34, leva até a exposição IMAGES PARIS PHOTO, em Paris o projeto INSERÇÃO, que retrata algumas cenas do cotidiano de algumas APACs em Minas Gerais.
Classificado na categoria Expressão Livre, o artista é um mestre da cor, que utiliza como principal meio de expressão.
Uma explosão que dá ao assunto em prisões do país um tom especial, diretamente otimista fazendo um paralelo à iniciativa da APAC entre as experiências de prisões brasileiras.
 
Durante oito anos, Rodrigo Albert trabalhou na prisão, provocando, através de cada uma de suas imagens, a abertura de uma porta para o exterior: uma ruptura do cotidiano, uma vista das montanhas ao redor, uma escada colocada sobre um fundo azul, uma janela para o céu.
anúncio do eventoAfinal em um horizonte fechado raramente as habilidades podem criar projetos inovadores para ajudar criminosos a redefinirem-se.
INSERÇÃO
Fotografias de Rodrigo Albert
de 24 de Novembro de 2009 a 14 de Janeiro de 2010.
Galerie Le Carré d’Art – Centre Culturel Pôle Sud
B.P. 37604 – 35131 Chartres de Bretagne – Paris – France
Tél. : 02.99.77.13.27 / Fax : 02.99.77.13.21
email: carre.art@wanadoo.fr
Da redação.
——————————————————————————–
INSERÇÃO – O PROJETO:
“Qualquer homem pode um dia ser um culpado.”
Estas palavras, ditas por um prisioneiro, desencadeou em Rodrigo Albert um desejo de aproximar-se da vida nas prisões e compreender a história dos reclusos.
Horizontes da prisãoEm 2002, ele toma consciência de uma prisão com uma política inovadora, criada nos anos 70 no Brasil, oferecendo uma alternativa para a dura realidade das prisões do País: as APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).
Esta associação consiste em prisões que são auto-geridas, em todos os seus aspectos na reinserção dos presos na sociedade.
O projeto INSERÇÃO, reúne imagens densas e vivas, de um universo fechado e rígido mas, ao mesmo tempo esperançoso.
 
Tendo fotografado por oito anos diariamente nas prisões brasileiras, o artista abre a porta para um mundo oculto. Ele nos conta histórias de vida, através de marcas, cicatrizes, olhares e sorrisos, que refletem o amor e os sonhos dos homens comprometidos com mudar seu destino.
O projeto Inserção  recebeu o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
por: Camila Bechelany

escada no muro

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs