Quem escuta as histórias de vida de qualquer recuperando (a) das APACs pode dizer, essa história daria um filme, e não é que deu! Na verdade 2 filmes, o documentário Grade, que acompanha as experiências diárias e os sonhos dos recuperandos da APAC masculina de João del-Rei/MG; e o curta Noites Traiçoeiras, ficção que conta a história de um grupo que ganha estadia em um hotel mal assombrado, que teve como cenário (também) a APAC de São João del-Rei.

Ambos os projetos foram realizados pelo cineasta carioca Lucas Andrade. Os filmes são resultado de uma oficina de audiovisual que Lucas ofereceu aos recuperandos da unidade.

“A ideia inicial do projeto sempre foi fazer os filmes, entretanto eles seriam feitos e pensados durante as oficinas de audiovisual, desde concepção de roteiro a edição.” Destaca Lucas Andrade.

No total 20 recuperandos participaram do processo de produção dos curtas, que foram realizados no período de 02 meses, nas dependências da APAC de São João del-Rei. Inicoalmente o projeto também previa que os recuperandos participassem do processo de edição e finalização dos filmes, o que foi impedido pela pandemia.

O diretor ainda destaca como foi esse processo de abertura de diálogos com os recuperandos: “Através dessa abertura, buscamos compor cenas que cada apenado gostaria de retratar, buscando assim engajar cada agente no processo a partir dos seus conhecimentos e vivências específicas, aprofundando a elaboração de suas relações com o território e com os outros habitantes da comunidade apaqueana.”

Kesley Tadeu é recuperando do regime fechado da APAC, ele foi um dos que participaram da oficina e para ele o processo de produção do filme é motivo de orgulho e empoderamento: “Foi legal demais ver o filme pronto, ver ele ser exibido aqui para os nossos colegas. Me senti muito feliz e pude ver que eu também sou capaz de fazer algo.”

Alex André também participou da oficina, para ele o processo também foi um episódio de superação: “Fiquei muito feliz, fazer parte do filme foi gratificante. No início eu estava muito tímido e em dúvidas sobre como seria, então eu comecei a me interagir mais com os colegas e com a equipe e acabou sendo muito divertido.”

Os filmes acabaram de ser exibidos na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes/MG, um dos festivais mais celebrados do país, segundo o diretor, os filmes agora seguem seu caminho natural de distribuição, sendo inscrito e exibido em outros festivais. Lucas também lembra que o projeto ainda prevê a exibição dos 2 filmes em regimes de privação de liberdade Brasil afora.

Ficou interessado em assistir ou exibir os filmes? Entre em contato com a produtora do projeto através dos perfis no instagram: @anatoliacine / @filmesnomades 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs