No dia 07 de março, a FBAC recebeu a visita de integrantes do programa ‘Novos Rumos’ do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP). Acompanhada pela Diretora-geral da FBAC, Tatiana Faria, e pelo Diretor Executivo de Gestão e Controle,  Ari de Jesus Soares Pereira, a delegação veio ao município de Itaúna/MG para conhecer as instalações das APACs feminina e masculina, bem como a sede da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

Desde o último ano, as visitas têm feito parte da agenda dos magistrados do Programa “Novos Rumos”, e prevêem encontros em todas as APACs do estado. As visitas se voltam para que os órgãos tomem conhecimento da realidade de cada APAC, de maneira a avaliar a aplicação da metodologia junto aos recuperandos, realizar a disseminação de boas práticas, fomentar a ampliação, e, sempre que necessário, estabelecer diretrizes para o aperfeiçoamento. Até o momento, mais de 20 das 48 APACs de Minas Gerais já foram visitadas.

A comitiva foi conduzida pelo Juiz de Direito e Coordenador-executivo do Programa “Novos Rumos”, Dr. Gustavo Moreira, representando o TJMG, e contou com a presença dos policiais penais e representantes da SEJUSP: Leonardo Badaró – Superintendente de Gestão de Vagas da Polícia Penal; Lilian Magalhães – Diretora de Custódias Alternativas; Saint Clair – Assessor da Diretoria de Custódias Alternativas – e Sérgio Evaristo – Diretor Regional da 7º Risp. Contou com a presença também do Diretor do Presídio local, Wesley Santos, bem como de dois membros da APAC de Itaúna: Peter Gabriel Gonçalves e Daniel Luiz, respectivamente Presidente e Gerente-geral da entidade.

Segundo o Dr. Gustavo Moreira: “Essas visitas são importantes para saber se a metodologia está sendo fielmente aplicada, se o ambiente está adequado, se a administração está prestando contas adequadamente à SEJUSP e ao DEPEN, e de que forma o Tribunal de Justiça teria condições de apoiar, aprimorar e estabelecer diretrizes. Aproveitamos também o momento para conhecer a FBAC, que é a instituição mais importante que nós temos, que fiscaliza todo o cumprimento da metodologia APAC.” 

O próximo passo, de acordo com o Dr. Gustavo Moreira, será a conclusão da visita a todas as APACs de Minas Gerais, sejam elas em funcionamento ou em construção, para então aprimorar os trabalhos. “Nosso propósito é que, após encerrar esse primeiro ano da gestão do atual presidente do TJMG, José Arthur Filho, possamos desenvolver os melhores esforços para aprimoramento daquelas APACs que precisam, para fomento de outras e conclusão das obras que ainda não encerraram o projeto de construção”, salientou. 

Durante a passagem pela FBAC, a comitiva foi recebida por toda equipe que lhes apresentou as instalações da sede da FBAC, do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA) e do memorial “Mário Ottoboni”.

A Diretora-geral da FBAC, Tatiana Faria, agradece e ressalta que considera as visitas promovidas pelo Programa “Novos Rumos” e a SEJUSP fundamentais para que o trabalho nas APACs continue sendo realizado em alto nível.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs