Hoje, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) realizou o 2º Encontro com o CSS das APACs. O Conselho de Sinceridade e Solidariedade (CSS) é o elo de comunicação entre os(as) recuperandos(as) de cada regime de cumprimento de pena e a direção da APAC. Este órgão auxilia na administração da APAC e é composto exclusivamente por recuperandos(as). 

O tema central “Juntos somos mais fortes” foi introduzido com o objetivo de apresentar diversos setores da FBAC e demonstrar como o CSS pode apoiar a FBAC na assistência aos recuperandos. Foram destacados, os setores de Educação, Elo de Afeto, Escolinha do Método APAC, Valorização Humana e Comunicação. Na oportunidade, os recuperandos foram motivados, por meio do CSS, a implantar ou reimplantar o “APAC em Notícias”, um pequeno folhetim produzido pelos próprios recuperandos. O evento foi organizado pelo Gerente de Metodologia, Rinaldo Guimarães, também estiveram presentes: Roberto Donizetti, Diretor de Metodologia, Wellington Alves, Gerente de Relações Institucionais, Monalysa Santos, Coordenadora de Programas Sociais, Maria Eduarda, Pedagoga, Sarah Jordana, Inspetora de Metodologia, Leandro Mendes, Inspetor de Metodologia e Rafael Nogueira, Auxiliar Administrativo.

Roberto Donizetti esteve presente no Encontro para convidar os recuperandos a refletirem sobre o compromisso dos membros do CSS. Ele destacou que esse compromisso é mantido independentemente de benefícios pessoais ou expectativas de retribuição, lembrando que o trabalho é realizado em prol dos irmãos e irmãs.

 

A espiritualidade foi iniciada pelo Gerente de Relações Institucionais, Wellington Alves, que explanou sobre a Leitura de Atos 2,42-47. Ele fez uma relação entre a forma de vida das primeiras comunidades cristãs, que eram fiéis aos ensinamentos dos discípulos, mantinham a partilha dos bens e a oração, com o momento atual das APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Wellington alertou que as APACs podem e devem se inspirar nas primeiras comunidades, seguindo os ensinamentos dos apóstolos do movimento, como Mário Ottoboni, Tatiana Faria, Valdeci Ferreira, Franz de Castro e Roberto Donizette. Destacou também, a importância de manter uma crença indissolúvel na recuperação de todas as pessoas, e a confiança no recuperando e no seu trabalho para a manutenção da APAC.

Além disso, enfatizou a necessidade de conhecer a metodologia através dos diversos programas, a partilha dos bens e a manutenção da cooperativa da APAC. Por fim, foi ressaltado que o Conselho de Sinceridade e Solidariedade (CSS) é fundamental no processo, sendo responsável pela manutenção, cuidado, disciplina e segurança de todos.

Na sequência, Rafael Nogueira, Auxiliar Administrativo da FBAC, conversou com os membros do CSS, sobre suas funções como Coordenador da Escolinha do Método, no setor de APACs em implantação e na realização das inscrições dos cursos disponíveis no site do CIEMA.

 

Monalysa Santos, Coordenadora de Programas Sociais, aproveitou o momento para apresentar os Programas da FBAC, como o Elo de Afeto, que empodera mulheres nas APACs femininas, promove sororidade e reaproximação familiar, Caminhos da Promessa que atende filhos de recuperandos (a) com doação de uniformes e materiais escolares, e Seguindo em Frente,  que oferece acompanhamento e suporte aos egressos.

A  Pedagoga do Setor Educacional da FBAC, Maria Eduarda, abordou a pauta de apresentação das funções atribuídas ao setor, importância, funcionamento, parcerias, entre outros assuntos. O objetivo da apresentação do Setor Educacional, surgiu com a necessidade de conhecimento dos diferentes setores atuantes na FBAC, diretamente ligados ao funcionamento das APACs. Por fim, o Setor Educacional propôs algumas sugestões de alinhamento de trabalho educacional e como os membros do CSS podem contribuir com o setor em prol de atingir os objetivos propostos.

 

Ao final, Marcelo Moutinho, Gerente de Comunicação da FBAC, convidou todos os membros do CSS, a criarem mensalmente ou bimestralmente, o boletim APAC, um jornal que pode, auxiliar os recuperandos, a exercitarem a arte de compor os textos, ajudando a expressarem seus posicionamentos e a exercitar a redação.

O 2º Encontro com o CSS das APACs mostrou que, através do trabalho conjunto e da dedicação, é possível construir um ambiente de apoio, respeito e crescimento mútuo, onde todos se empenham para proporcionar uma segunda chance aos que buscam reconstruir suas vidas.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs