Na última sexta-feira, 21 de junho de 2024, Tatiana Faria, Diretora-Geral da FBAC, e Rinaldo Guimarães, Gerente de Metodologia da FBAC, participaram do Workshop das APACs em Funcionamento no Estado do Paraná, promovido pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em Curitiba.

O evento reuniu diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério Público, Secretaria da Justiça do Paraná, Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Paraná, Defensoria Pública, juízes e promotores de execução penal, além de representantes das APACs. Esse encontro foi crucial para fortalecer a política pública das APACs no Paraná, promover diálogos sobre parcerias e consolidar a rede de apoio entre as instituições envolvidas.

Tatiana Faria destacou a importância do evento: “Os diálogos são de extrema importância para que a gente possa ter transparência nos processos referentes às APACs, que a gente possa atender a legislação, as demandas dos órgãos de controle, mas que a gente possa, de forma equilibrada, paralelamente se ocupar de manter a essência da metodologia APAC e a fidelidade ao modelo de gestão prisional que as APACs representam, que é um modelo de participação social na execução penal.”

A FBAC, entusiasmada com o reconhecimento de seu papel essencial na organização e aplicação da metodologia APAC, reforçou seu compromisso com a disciplina e segurança nas unidades. O workshop não só fortaleceu a política pública das APACs no Paraná, como também evidenciou a FBAC como uma parceira fundamental para a gestão e execução eficiente dessa metodologia.

Esse evento simboliza um passo significativo na consolidação das APACs no Paraná, reafirmando a importância da cooperação entre as diversas instituições e a sociedade civil na promoção de um sistema prisional mais humano e eficaz.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs