Na última semana (09 à 16 de setembro), o diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC-CIEMA, Valdeci Ferreira, esteve em viagem à Colômbia. Na oportunidade, foram realizadas atividades estratégicas focadas na disseminação da metodologia APAC, que tem como objetivo colaborar no processo de paz daquele país com foco na justiça restaurativa, e fortalecer iniciativas de recuperação e reintegração social de pessoas privadas de liberdade.

Logo no início da viagem, Valdeci Ferreira, participou de um workshop no Presídio de Itagui na cidade de Medellín, onde foi recebido por presos, que atualmente estão detidos em uma penitenciária de segurança máxima, todos eles, líderes de facções criminosas. Durante dois dias, Valdeci apresentou a metodologia APAC com o objetivo de plantar uma semente de transformação e pacificação social. 

Valdeci destaca que, ao longo dos anos, foi construída uma relação fraterna e promissora entre a FBAC e a Confraternidade Carcerária da Colômbia. Esse fortalecimento dos laços agora permite que, de fato, o Método APAC possa ser implementado no país:Existe um processo de paz, um processo de pacificação, em que estão envolvidas diversas forças da comunidade. O próprio governo, o Poder Judiciário, as FARCs, a ELN, etc. A Confraternidade Carcerária, assim como outras igrejas, estão participando ativamente desse processo, sendo um momento muito oportuno para que possamos avançar nessas tratativas para termos uma APAC na Colômbia.

  

Ainda em Medellín, Valdeci teve a oportunidade de passar um dia na ‘’casa restaurativa” que atualmente acolhe jovens com problemas psiquiátricos e transtornos mentais. A instituição tem grande interesse em se transformar em uma APAC juvenil no futuro. Durante a visita, Valdeci Ferreira, escutou atentamente as demandas e observou de perto o funcionamento da casa, com o intuito de orientar e apoiar o processo de adaptação, visando adequações no prédio e no perfil de atendimento.

No terceiro dia de atividades, foi realizada uma capacitação completa acerca da metodologia APAC com a equipe de funcionários e voluntários que atuam na casa restaurativa. Participaram ainda do evento, membros da ELM- Exército de Libertação Nacional, liberados recentemente pelo governo, para tratamento de saúde.

A agenda foi finalizada com uma reunião em Barranquilla, com magistrados, defensores do povo, membros da imprensa, empresários, pesquisadores e autoridades locais. O encontro teve como objetivo, avançar nas tratativas em vistas da implantação de uma unidade APAC na cidade. 

A FBAC reafirma seu compromisso com a expansão da metodologia APAC em nível internacional, sempre pautada nos valores de recuperação, ressocialização e promoção de uma justiça mais humana e restaurativa. 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs