PVP Manhumirim

Sábado, dia 24 de junho, às 17 horas, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Manhumirim aconteceu a entrega dos certificados a 8 detentos da primeira turma do curso “A Viagem do Prisioneiro”. O curso se baseou no Evangelho de Marcos e falou sobre o poder transformador da palavra de Deus a homens que, muitos deles, nunca vivenciaram estes ensinamentos. O resultado não poderia ser diferente. Receber o certificado sempre é um momento festivo, mas significou o término de encontros aos sábados entre os detentos e os facilitadores, que criaram laços, lições e aprendizados edificantes, por isto mesmo, deixou saudades.

 

 

Foi um momento emocionante para eles, os reeducandos, como demonstraram, mas também para os facilitadores desta “Viagem”, como Paulo Celestino, Rita Lopes, Vania Carvalho e Sandra Marques, que agradeceram pela oportunidade a Deus, a direção do presídio e a toda equipe da Unidade Prisional. O diretor do presídio, Maciel Carvalho Vieira disse que o momento era especial: “Hoje terminamos mais uma etapa de nossos trabalhos e a cada realização conseguimos impactar e mudar para melhor a vida das pessoas. Somos um dos primeiros presídios do interior a formar uma turma, pois é mais comum ele acontecer nas APACs”, disse ele, que tem desenvolvido várias ações pela ressocialização dos reeducandos. A coordenadora do curso, Renata Elisa da APAC, disse estar extremamente feliz com o resultado: “Pude perceber pela atitude deles o quanto este curso tocou os corações e como os levou à reflexão”. Um dos reeducandos disse que durante o curso pôde compreender o amor de Deus por ele, e que estava aprendendo a perdoar. Outro disse estar feliz com o certificado e que estava emocionado: “Para mim foi desafiador mas estou feliz por ter concluído com sucesso”. Esta conversa foi logo após o culto ecumênico feito com a presença de representantes das Igrejas Católica (Flavio Mattos), Igreja Presbiteriana (Elcedir Flora) e Grupo de Estudos Espiritas Frederico Figner (RIta de Cassia Lopes) com choro de despedida, mas feliz.

 

Curso faz parte de programa da Prison Fellowship Internacional

A Prison Fellowship Internacional é uma irmandade que tem por objetivo auxiliar encarcerados no mundo todo e que busca humanizar as prisões. É uma organização consultora da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Washington, Estados Unidos, com mais de 120 países afiliados, um deles o Brasil. Com mais de 50 mil voluntários, consegue desenvolver ações liderando como especialista os assuntos relativos às prisões. A ideia partiu deles, mas isto não tira o mérito e o brilho daqueles que se dedicam a levar a palavra de Deus a quem precisa e que, muito mais do que ensinar, abrem o coração para aprender, pois todos têm o que transmitir, até mesmo quem está à margem da sociedade.

 

Fonte: APAC Manhumirim

Categories:

Tags:

Comments are closed

24183 22140 22142 23593 22159 22160 19810 19566 18056 15609 15643 15637 15635 15630 15625 15620 15615 15589 15594 15583 15599 15582

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs