Quem somos?

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que tem a missão de congregar a manter a unidade de propósitos das suas filiadas e assessorar as APACs do exterior.

Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs.

Nossa História

1990
Outubro de 1990
São José dos Campos
O inicio em São José dos Campos

Em Outubro de 1990, São José dos Campos sediou a Conferência Latino-Americana, com a representação de 21 países, todos interessados em estudar o trabalho das APACs.

Julho de 1991
Estados Unidos
Relatório nos Estados Unidos

Em Julho de 1991, nos Estados Unidos, foi publicado um relatório sobre o Método APAC, afirmando que ele poderia ser aplicado, com sucesso, em qualquer lugar do mundo.

1993
Londres
Documentário da BBC

Em 1993, foi produzido pela BBC de Londres um documentário, em vídeo, sobre o Método APAC, posteriormente distribuído em vários países da Europa e Ásia.

Pouco a pouco
Brasil
Expansão

Pouco a pouco dezenas de APACs começaram a surgir no Brasil e em outros países, hoje presente em vários estados brasileiros e 28 países.

Motivação
FBAC
Brasil

Esses fatos motivaram a fundação da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), entidade jurídica, de utilidade pública, para acompanhar e orientar as APACs no Brasil e no mundo.

09 Jul 1995
São José dos Campos
Fundação FBAC

A FBAC foi fundada em São José dos Campos/SP no dia 09/07/1995, sob a presidência de Mário Ottoboni. No Início era chamada de Confederação Brasileira das APACs - COBRA APAC.

Missão
Mas o que é a FBAC?

É a entidade que congrega, orienta, fiscaliza e zela pela unidade e uniformidade das APACs do Brasil e assessora a aplicação do Método APAC no exterior.

2004
Itaúna - Minas Gerais
V CONGRESSO NACIONAL DAS APACs

No ano de 2004, por ocasião do V CONGRESSO NACIONAL DAS APACs, a sede da FBAC foi transferida para a cidade de Itaúna em Minas Gerais.

Primeira Sede da FBAC em Itaúna/MG, localizada no piso superior da APAC feminina.

11 Set 2019
Inauguração da Sede da FBAC

Foi inaugurada a Sede da FBAC, Memorial Mário Ottoboni e Centro Internacional de Estudos do Método APAC, em Itaúna/MG.

14 fev 2021
Sub Label
Instauração da Cruz da Esperança e inauguração do Monumento a Franz de Castro

Por ocasião da celebração dos 50 anos do Martírio de Franz de Castro Holzwarth, foi realizada a instauração da Cruz da Esperança e Inauguração do Monumento a Franz de Castro

VISÃO

Humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade, oferecendo ao condenado condições de recuperar-se e, ainda, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a Justiça restaurativa.

MISSÃO

Congregar as APACs do Brasil e assessorar as APACs do exterior, mantendo a unidade de propósitos das Associações, e orientar, assistir, fiscalizar e zelar pelo fiel cumprimento da metodologia APAC, do modelo de gestão e dos padrões de disciplina e segurança.

META

Consolidar as APACs existentes e desenvolver estratégias para implantação do método APAC
em todas as comarcas do Brasil.

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs