A APAC Feminina de São João del-Rei realizou na quinta-feira, 27, a 2ª Etapa do Concurso Miss Prisional 2018.

Ao todo, seis recuperandas participaram do desfile, sendo elas dos regimes fechado, semiaberto e aberto.

O Projeto Miss Prisional, além de ser um concurso de beleza, tem como objetivo maior dar a oportunidade de reflexão sobre o feminino, autoimagem, empoderamento e emancipação das mulheres.

O significado de tudo é conscientizar essas mulheres privadas da liberdade que elas podem usar o empoderamento para construção ou reconstrução de uma vida com mais amor próprio e independência. Que os padrões estéticos de beleza devem ser quebrados e que elas podem ser o quiserem e serem plenamente felizes, lindas e poderosas do jeito que são .

O concurso é organizado em quatro etapas, sendo a primeira uma etapa teórica onde foram oferecidos conhecimentos e informações sobre empoderamento feminino, machismo, profissões, amor próprio e homossexualidade através de palestras, filmes comentados e rodas de conversas. A segunda etapa foi o desfile dentro das instituições a terceira etapa será outro desfile para escolher a representante regional e a ultima fase será o desfile para escolher a Miss prisional 2018 a nível nacional.

Além do desfile, as candidatas foram questionadas pelos jurados com perguntas de cunho social, como por exemplo, se é justo homens receberam mais do que mulheres, se é necessário mudar o padrão de beleza para agradar os homens e quais políticas públicas devem ser pautadas para diminuir a diferença entre homens e mulheres.

A grande vencedora da etapa local participará da 3º etapa na cidade de Belo Horizonte em novembro.

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs