Inaugurada no dia 07 de dezembro de 2022, a Fábrica de Hóstias da APAC Juvenil de Frutal, localizada no estado de Minas Gerais, é financiada pela fundação italiana Casa Dello Spírito e Dello Arti, presidida pelo italiano Arnoldo Mosca Mondadar.

A confecção fica por conta dos educandos, nomenclatura dada aos recuperandos juvenis da APAC, que foram treinados e capacitados para essa atuação. Em contrapartida foi solicitado que a distribuição das hóstias seja gratuita e que que os padres informem durante a celebração da Eucaristia, que as hóstias foram produzidas pelas mãos dos educandos.


Para a gerente-geral das APACs de Frutal, Paula Queiroz, “a Fábrica de hóstias foi uma importante conquista para a APAC Juvenil de Frutal. Uma oportunidade de profissionalizar nossos educandos, numa atividade laboral emblemática. A hóstia é para a Igreja Católica a simbologia do corpo de Cristo. Então, as mãos que já foram usadas no crime, agora são usadas para fabricar o sagrado. Isso é transformação.”

O educando G. M de 17 anos, nos conta que “trabalhar na fábrica de hóstia é uma grande oportunidade. E já somos reconhecidos por este trabalho o que nos faz sentir importantes”. Já D.S de 15 anos “gosto muito de trabalhar na Fábrica de Hóstia. É uma atividade diferenciada e nos ajuda a ter mais responsabilidade e respeito ao próximo. Me sinto grato pela oportunidade”. 

Os educandos produzem por mês aproximadamente 100.000 hóstias para atender as paróquias da Arquidiocese de Uberaba, mas visa abranger toda região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs