O Coordenador de Políticas Sociais e Atenção à Pessoa Egressa do DEPEN, Dr. Cézar Delmondes, visitou a sede da FBAC e as unidades masculina e feminina da APAC de Itaúna/MG no dia 09 de setembro.

A ideia da visita surgiu após uma apresentação do Diretor-geral da FBAC, Valdeci Ferreira e Tatiana Faria, Gerente Jurídico e de Parcerias da instituição, realizada durante um encontro com dirigentes do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) em Brasília/DF. Na ocasião, Valdeci apresentou o projeto piloto “Seguindo em Frente”, um programa idealizado pela FBAC que tem como objetivo contribuir para a redução da reincidência criminal entre os egressos.

Dr. Delmondes ficou interessado na metodologia apaqueana e propôs a visita, com o objetivo de, além de conhecer na prática como funciona uma APAC, alinhar os detalhes para a implementação desse projeto piloto.

“O  “Seguindo em Frente” poderá contribuir de modo muito eficaz para o processo de reinserção social dos recuperandos, de modo especial em relação ao trabalho”, comenta Valdeci Ferreira.

O projeto piloto está sendo avaliado para financiamento pelo Governo Federal, por meio do DEPEN e coordenado pela FBAC. E, caso seja avaliado positivamente, poderá ser estendido para todas as APACs do Brasil.

“Eu saio extremamente emocionado daqui. Eu vivi experiências que eu nunca teria imaginado, como andar no regime fechado tranquilamente, almoçar com os recuperandos. É realmente uma metodologia eficaz, muito bem estruturada de forma educacional e profissional. E eu saio daqui acreditando no método e espero podermos reaplica-lo em maior escala”,  destaca Dr. Delmondes.

Valdeci Ferreira, Diretor-geral da FBAC entrega o projeto do programa “Seguindo em Frente” a Dr Cézar Delmondes.

Valdeci Ferreira, Diretor-geral da FBAC e Dr Cézar Delmondes na sede da FBAC.

Categories:

Comments are closed