Entre os dias 26 e 30 de agosto, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) realizou uma missão institucional na Argentina, com foco na implementação da primeira APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no país. Denio Marx, Gerente de relações internacionais da FBAC, liderou a missão, que teve como objetivo fortalecer as relações com autoridades, realizar seminários e visitar prisões.
A missão teve início com um encontro entre a FBAC, a APAC de Santa Fé, a vice-governadora da província, Gisela Scaglia, e a Secretária de Assuntos Penais, Justiça e Segurança, Lucia Masneri. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de firmar um convênio com o Poder Executivo para a implantação da APAC na província. Após a reunião, houve uma visita à prisão de Las Flores.
Além disso, a Secretária Lucia Masneri, impressionada com a experiência de APACs em outros países, entrou em contato com autoridades do Paraguai e expressou interesse em conhecer a APAC de Coronel Oviedo. No mesmo dia, foi assinado um convênio de cooperação entre a APAC de Santa Fé e a Defensoria do Povo local. A APAC de Santa Fé é constituída judicialmente no país desde de 2020, aplicando parcialmente o Método APAC.
Outro destaque foi o seminário realizado na Universidade Católica de Rosário, cidade considerada a terceira maior do país. O evento reuniu autoridades do Judiciário, acadêmicos e estudantes para debater políticas de melhoria no atendimento às pessoas privadas de liberdade e alternativas ao modelo tradicional de Execução Penal. A FBAC apresentou o Método APAC como uma solução inovadora nesse contexto.
Denio Marx, ao final da missão, destacou: “Esta foi a terceira missão ao país, e sem dúvida foi a que mais avançou. Volto com grandes expectativas e esperanças de que em breve implantamos a primeira APAC na Argentina”. O presidente da APAC de Santa Fé, Santiago Adante, ressaltou a importância da missão, afirmando que a reunião com a vice-governadora e a secretária de Assuntos Penais foi um marco na trajetória do projeto.
A visita incluiu um seminário sobre o Método APAC com foco na captação de voluntários, um passo fundamental para a futura instalação da unidade.
A FBAC segue empenhada em expandir internacionalmente o Método APAC, que tem demonstrado resultados positivos na reintegração social de condenados e no oferecimento de uma abordagem humanizada ao cumprimento de penas.
Comments are closed