Projeto Leitura e Vivências com recuperandos do sistema prisional fica entre os 5 finalistas na categoria Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais da edição 2009 do Prêmio Viva Leitura.

O projeto que existe desde janeiro de 2007, realiza um trabalho que aproxima a leitura das experiências de vida dos detentos. Esse trabalho acelera o processo de recuperação dos internos à medida que estimula os bons hábitos e os valores positivos como o caminho mais rápido de retorno à liberdade.

“Mesmo os recuperandos que já deixaram a instituição mantêm, na maioria dos casos, o hábito de leitura, de relaxamento e reflexão sobre a própria vida”, ressalta Else Dorotéa Lopes, responsável pelo projeto.

cartaz do prêmio O prêmio que tem por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura, conta com a concorrência de diversos projetos de todo Brasil. A premiação é dividida em três Categorias: 1. Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, 2. Escolas públicas e Privadas e 3. Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais, categoria na qual a APAC se inscreveu. Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio tem realização e o patrocínio da Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O Prêmio Vivaleitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
A comissão julgadora levou em conta a originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade, a duração e os resultados alcançados, entre outros critérios.

Da redação.

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs