A APAC – Januária realizou na última quinta-feira, dia 05 de dezembro, o lançamento do livro de poesias “A lúcida reflexão de um menino perdido”, obra publicada em 2023 pelo escritor Ibrahim Lima.

O evento contou com as presenças dos recuperandos, dos funcionários e da presidente e vice-presidente da APAC – Januária, respectivamente as senhoras Nair Barbosa do Amaral e Maria das Graças Viana de Matos. Representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, esteve presente o dr. Daniel Henrique Souto Costa, Juiz de Direito da Comarca de Januária, um dos grandes incentivadores da publicação.

Também estiveram presentes, representando o IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária, os professores Pedro Borges Pimenta Júnior e Zildete Lopes de Souza Gonçalves e os estudantes Nívea Cibelle Alves e Matheus Lacerda. Representando a Escola Estadual Pio XII, os professores Mônica Aparecida Pimenta Guedes (diretora escolar), Naasson Neves da Silva e Joelicy Aparecida Alves Fernandes.

Hoje morando no Sul do país, o poeta Ibrahim Lima participou do evento por videoconferência. Muito emocionado, ele agradeceu o apoio da Apac – Januária, das autoridades judiciárias (dr. Daniel Henrique Souto Costa e dr. Juliano Carneiro Veiga), dos professores e colaboradores presentes e dirigiu uma mensagem especial aos recuperandos presentes.

Vários poemas do livro foram recitados durante o lançamento da obra. Recuperandos, professores e funcionários da APAC se revezaram para dar voz à mensagem poética de Ibrahim que, segundo o dr. Daniel Costa, é “fruto de autoconhecimento e desenvolvimento de uma habilidade, que sem dúvida pode ser chamada de dom, também é um incentivo a todos aqueles que se encontram sob as dificuldades outrora vivenciadas pelo autor”.

Nessa oportunidade, os convidados e o poeta também puderam ouvir o hino da Escola Estadual Pio XII, cuja letra foi escrita por Ibrahim Lima, e apresentada por professores da referida escola, que oferta aos recuperandos da APAC, com grande destaque e êxito, educação básica intramuros.

Maria das Graças Viana de Matos, em uma das falas finais do evento, destacou a importância das ações educacionais desenvolvidas pela APAC – Januária. Mencionou, em especial, o projeto “Remição pela leitura”, realizado em parceria com o IFNMG. A iniciativa, que completou seis anos, busca ajudar os recuperandos a acessarem benefícios penais a partir da leitura literária e da escrita. O poeta Ibrahim Lima foi um dos pioneiros nesse projeto, segundo o coordenador da Remição pela leitura, professor Pedro Pimenta, tendo estimulado, nos primeiros momentos, e ajudado os companheiros nas primeiras leituras.

Segundo Gilvã Mendes, psicólogo e escritor baiano e autor do prefácio de “A lúcida reflexão de um menino perdido”,  Ibraim Lima “tem uma poesia gentil, leve, lúcida, terna, forte e contundente quando necessário, e tem uma beleza simples, que encanta”. O livro é, para Gilvã, o ensaio de um grande poeta.

A obra de Ibrahim Lima é, segundo o juiz Juliano Veiga, bastante relevante, pois, na sua procura por significantes, “Ibrahim conseguiu registrar em versos poéticos amadurecidos tudo que encontrou pelo caminho em sua reconstrução enquanto ser humano”. Nessa jornada, registro a importância da colaboração das instituições parceiras, bem como o esforço e o talento do Ibrahim nesse processo e na redação de cada verso”.

Alguns exemplares do livro “A lúcida reflexão de um menino perdido” podem ser adquiridos junto à Secretaria da APAC – Januária, por meio do telefone (38) 99131-2907.

Abaixo, um dos poemas do livro de Ibrahim Lima:

Abrigo

Como um pássaro de asas quebradas

Que se esconde no meio da mata,

Assim é o homem

Que escorregou e caiu

E seu erro ninguém admitiu.

Nem contaram suas horas de voo!

Ele agora

É só um ser que falhou.

Julgam-lhe e pensam que ele não vale nada

E que sua vida está acabada.

Mas tu, pássaro ferido…

Se tens mesmo um coração arrependido!

Procuras o teu criador:

Ele vai te tratar com amor

E também aliviará tua dor.

Sob as suas asas

Fique escondido

E atento lhe dê ouvido.

As tuas asas Ele vai curar

E tu vais voltar a voar.

Todos admirarão o teu voo…

E dirão: “ Aquele pássaro regenerou! “

E a muitos com teu canto encantarás.

Dessa vez,

Um lindo cântico de paz!

Ibrahim Lima

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs