Recuperandos da APAC são aprovados em Universidade Federal

            Oito recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de São João del-Rei - MG foram selecionados no SISU deste ano. Em dezembro de 2017 os internos realizaram o ENEM PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade).

            Todos os oito recuperandos foram aprovados na Universidade Federal de São João del-Rei e vão graduar no curso de Filosofia (Licenciatura). O curso é ofertado pelo Núcleo de Educação a Distância - NEAD UFSJ, que possui o projeto “Ressocialização dos privados por meio do estudo via educação à distância” (PREAD - NEAD/UFSJ, coordenado pelo Prof. Pablo Luiz Martins. 

Para essa oferta não será disponibilizado curso de Filosofia no polo de apoio presencial da cidade de São João del-Rei,  desta forma como parte do projeto, os aprovados vão estudar dentro da própria APAC, a qual já possui salas de aulas equipadas com computadores e acesso supervisionado à internet. Além disso, os recuperandos terão contato com tutores online, além de serem orientados pela pedagoga da unidade, Thaís Teixeira. 

As aulas começam na segunda-feira, dia 26 e na quarta-feira, dia 28, a APAC SJDR em parceria com o NEAD UFSJ irão realizar uma aula inaugural. O evento contará com a presença do Coordenador do curso de Filosofia, Prof. Paulo Roberto Andrade de Almeida, da Coordenadora Geral do NEAD UFSJ, Profa. Elisa Tuler de Albergaria, da Coordenadora UAB Adjunto, Profa. Shirley Dau e do Coordenador do Projeto Prof. Pablo Luiz Martins. O juiz da 2ª Vara Criminal e de Execução Penal, Dr. Ernane Barbosa Neves e o Promotor de Justiça, Dr. Felipe Guimarães Amantea, também estarão presentes. 

Educação APAC de São João del-Rei 

            Dentro da metodologia apaqueana a educação tem lugar de destaque. Considera-se de extrema importância que os recuperandos estudem e se profissionalizem. Temos na unidade são-joanense a escola de ensino regular, E.E. Detetive Marco Antônio de Souza, esta que trabalha desde o ensino fundamental até o ensino médio. 

            Muitos recuperandos chegam do presídio convencional sem estudos, sem saber ler e escrever. No presídio os presos não são obrigados a estudar, porém ao chegar na APAC direcionamos todos os recuperandos para a escola. Nossa função é diminuir os altíssimos números de analfabetismo entre a classe carcerária. O trabalho de ressocialização, proposto pela entidade, dialoga diretamente com a educação, pois acreditamos no poder do conhecimento para abrir portas de trabalhos. A escola é de ensino EJA- Educação de Jovens e Adultos, que trabalha desde a alfabetização. Temos uma média anual de 70 formandos no ensino regular. 

            Além do ensino regular ofertamos cursos profissionalizantes, estes que são feitos em parcerias com escolas e entidades, como o SESI, SENAI, SENAC, Up and Go!, entre outras. Dentro da APAC SJDR há ainda as oficinas de marcenaria, serralheria, carpintaria, fábrica de blocos, padaria e cozinha. Todas as oficinas são gerenciadas pelos recuperandos. 

            Além dos seis internos aprovados no curso superior, temos cinco alunos fazendo a graduação através da Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). 

SOBRE AS APACs DE SÃO JOÃO DEL-REI 

A unidade masculina da APAC de São João Del Rei foi inaugurada em 2008, com mais de 4000 m² e capacidade para atendimento a 300 recuperandos nos regimes fechado, semiaberto e aberto. É presidida por Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, que também é o vice-diretor executivo da FBAC. 

A partir de 2011 iniciou-se a atuação da APAC Feminina, funcionando em um espaço alugado para acolher as recuperandas da APAC. A partir de 2016 iniciou-se a construção de um espaço próprio para a APAC feminina, viabilizado integralmente com recursos de penas pecuniárias, que abrigará até 80 recuperandas em uma edificação de 1.200 m². Além dos dormitórios, o novo prédio contará também com berçário, sala de aula, dormitório de visita íntima, cozinha, refeitórios e auditório para reuniões. 

SOBRE A FBAC 

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - FBAC é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que tem a missão congregar e manter as APACs, tanto nacionais quanto internacionais. Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas unidades. 

Serviço:Aula Inaugural do NEAD UFSJ.

Data: 28 de fevereiro de 2018.

Horário: Ás 19h00.

Local:APAC Masculina. Rodovia BR 265, Bairro Vila Jardim São José. São João del-Rei – Minas Gerais.

Assessoria de Imprensa: Rafaella Cristina Vieira.

Contato: (32) 9 9975-9321 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg