APAC de Araxá realiza missa sertaneja e festa junina

Presidida por Padre Sérgio Márcio de Oliveira, pároco da Paróquia São Geraldo, a APAC de Araxá realizou a missa sertaneja e festa junina no dia 9 de junho. O auditório foi decoração com objetos antigos e típicos da roça, organizado pela professora e vice-presidente da instituição, Sra. Edna Portugal. O coral sertanejo da Paróquia de Santo Antonio animou a celebração.

Ao final da celebração houve um concurso de trajé típico e todos serviram-se com bolo de fubá, pipoca, caldo de feijão, canjicada, cafezinho e refrigerante.

O evento contou com a presença de recuperandos, funcionários, professores, alguns familiares e membros da pastoral carcerária.

"Os recuperandos, vestindo a caráter, foram aplaudidos pelos demais. Foi muito lindo. Estamos gratos a Deus por este momento tão lindo que vivenciamos em nossa APAC. Agradecemos a todos que se esforçaram e contribuiram para que se tornasse realidade." Disse Sra. Cristina, presidente da APAC.

 

 

FBAC participa do Seminário sobre tratamento penitenciário e suas consequências

No dia 11 e 12 de julho, o Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, e o Gerente de Metogolodia da FBAC, Sr. Roberto Donizete, participaram do seminário, organizado pelo TJMG, EJEF, Fundação AVSI, com apoio da União Européia. 
Com a presença de dezenas de juízes, promotores de justiça, defensores públicos, diretores de unidades prisionais e magistrados de outros Estados, o evento foi uma grande oportunidade para debater sobre a recuperação e a reintegração de sentenciados a partir de discussões sobre o sistema penitenciário. 
Para Valdeci, este seminário foi uma grande oportunidade para apresentar a missão da FBAC, os desafios que as APACs enfrentam e as expectativas para o futuro. "A APAC não é um modelo pronto e acabado. Também não é a solução para o problema prisional. A APAC se coloca, neste cenário atual, como uma alternativa, para aqueles que desejam ter uma oportunidade para mudar de vida e traçar um novo caminho para sua vida." Disse ele.

Roberto Donizete exemplificou, com seu testemunho de vida, o resultado da metodologia APAC. "Eu sou ex-recuperando da primeira APAC, a APAC mãe de São José dos Campos. Estou aqui para dizer a vocês que vale a pena acreditar nos condenados e oferecer-lhes as condições para recuperar-se. Hoje eu cuido de minha família, trabalho na FBAC cuidando dos presos. Conheço vários países, devido a meu trabalho com as APACs. Estou muito grato a Dr. Mário Ottoboni, que foi inspirado por Deus para iniciar esta obra. Que Deus abençoe vocês, da mesma forma, para que sigam adiante acreditando e incentivando as APACs. Obrigado!"

Saiba mais clicando aqui.

APAC Frutal recebe delegação de Betim

Mais uma delegação conheceu recentemente o espaço físico e a metodologia aplicada pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal. Desta vez, estiveram na instituição representantes do Poder Executivo e do Conselho Administrativo e voluntárias da APAC da cidade de Betim, a 600 quilômetros de Frutal. A delegação visitou a construção do Centro Socieducativo e as APACs feminina e masculina que foram apresentadas pela diretoria da APAC e pelo engenheiro civil responsável pelas obras, Altair Petrachi.

A Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Betim, Fabiane Patricia Quintela, conta que a visita foi um pedido do prefeito e empresário Vittorio Medioli, que doou a área e destinou recursos próprios da ordem de dois milhões de reais para a construção do Centro de Reintegração Social (CRS) daquela cidade. “Deparamos com um complexo de acolhimento com uma gestão bem aplicada que será apresentada ao chefe do Executivo”, informou Bia.

Em sua fala com os recuperandos, a voluntária Nelma de Paula, destacou que ficou emocionada porque conseguiu sentir muita paz na APAC Frutal. Já a vice-presidente do Conselho Administrativo da APAC de Betim, Renata Diniz, afirmou que sentiu um carinho especial em cada canto da instituição.

“É muito bom saber que existem pessoas que acreditam e fazem a diferença a favor do projeto de reintegração social”, afirmou a gerente administrativa Paula Queiroz Vieira ao se referir ao gesto de doação do prefeito Vittorio. Sobre a visita, ela disse que as manifestações de gratidão e reconhecimento por parte das visitantes dão um novo ânimo para a continuidade do trabalho de recuperação proposto pela metodologia apaqueana.

(Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

 

APAC de Conselheiro Lafaiete sedia II Jornada treino de Libertação com Cristo

Com o tema: "Para quem ama, nada termina, tudo começa", a FBAC realizou a II Jornada treino de libertação com Cristo na APAC de Conselheiro Lafaiete Masculina, dos dias 11 a 14 de julho.

A jornada foi realizada para as APACs da região metropolitana de BH. Com a participação de 160 recuperandos e mais de 50 representantes de 10 APACs que compõem a região. 

A FBAC irá realizar seis jornadas treino de Libertação com Cristo em 2019, sendo que cinco serão em Minas Gerais e uma no Maranhão. O objetivo é capacitar os representantes das APACs, a fim de que possam realizar a jornada em suas APACs. 

A Jornada de Libertação com Cristo é um dos doze elementos do Método APAC. Consiste em um retiro espiritual, composto por quatro dias de reflexão e oração. Com uma linguagem própria, recuperandos são confrontados consigo mesmos e provocados a realizar uma profunda reflexão sobre suas vidas, seus problemas, suas esperanças e seu futuro.

A FBAC agradece imensamente à APAC de Conselheiro Lafaiete, que aceitou prontamente realizar a jornada em suas instalações, e a todos os voluntários que estão participando, com o objetivo de realizar a jornada em suas APACs. Estamos juntos!

Recuperandos e recuperandas recebem Certificado de qualificação profissional

A APAC Frutal realizou na manhã de sexta-feira (5), a Cerimônia de Formatura dos cursos oferecidos pelo Instituto Minas Pela Paz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em parceria com a FBAC, Sistema FIEMG e SESI-SENAI. No total, foram diplomados 40 recuperandos do curso de elétrica predial e 28 recuperandas do curso de costura de vestuário e bolsa.

De acordo com o gestor do Instituto Minas Pela Paz, Maurílio Leite Pedrosa, o órgão tem ao longo dos últimos 11 anos desenvolvido nas APACs a capacitação e a formação profissional para futura inclusão no mercado de trabalho. “É uma alegria conhecer a APAC Frutal e poder transformar para melhor a vida dos recuperandos e recuperandas”. Já a presidente da FIEMG regional do Vale do Rio Grande, Elisa Araújo, ao elogiar o trabalho e o espaço físico da instituição, se comprometeu a fazer o que for necessário para atrair novos cursos para a APAC Frutal. “Queremos proporcionar novas perspectivas aos recuperandos”.

“O juiz da Comarca Gustavo Moreira é um grande incentivador e admirador do Método APAC. Este é um momento importante porque o estudo e o trabalho são capazes de transformar a realidade social dos recuperandos e seus familiares”, destacou o servidor público Mauricio Trindade que esteve na cerimônia representando o magistrado. A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges (Ciça) também parabenizou os formandos e cumprimentou a diretoria da     APAC pela valorização e o respeito ao ser humano.

Segundo a gerente administrativa da APAC, Paula Queiroz Vieira, até agora já foi possível viabilizar mais de seis cursos de qualificação profissional para os recuperandos graças à credibilidade que a instituição possui junto aos parceiros. “O Certificado faz com que o nosso recuperando e recuperanda passem a acreditar que são capazes de contribuir com a sociedade, é a esperança de uma vida melhor”, afirmou. Na opinião do presidente da APAC, pastor Natanael de Souza a formação profissional e de qualidade significam “um novo horizonte que se abre e uma nova chance de inserção no mercado de trabalho”.

O instrutor de formação profissional do SESI-SENAI do curso de elétrica predial, Amir Alves de Morais, falou da alegria de poder contribuir para a qualificação profissional de 40 recuperandos. “A formatura agrega valores porque é a oportunidades deles se ressociabilizarem”.

Ao agradecer a APAC pela capacitação, a aluna Kate Souza Silva, disse que o curso faz parte da valorização humana. “É momento especial em nossas vidas”. Já o recuperando Felipe de Paula Silva que não tinha nenhuma noção em elétrica predial, afirma que aprendeu bastante e já faz planos para o futuro: “quero ampliar meu conhecimento e aproveitar a chance de trabalho que surgir no futuro”.

(Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

Presidente da APAC de Lafaiete participa do programa Café com Prosa

Renato Lisboa entrevista o presidente da APAC Masculina de Conselheiro Lafaiete, Major Marco Antônio, que explica como funciona o sistema APAC, porque está é a instituição que recupera o ser humano, para viver em sociedade com mais de 90% de eficácia e porque o sistema apaqueano é mais barato do que o sistema prisional convencional.

O programa Café com Prosa vai ao ar pela Fan Page no Facebook https://www.facebook.com/tvlisboa/ e também pelo canal no YouTube: https://youtu.be/1wFSzSst_wg.

O Programa Café com Prosa oferece canais abertos com o público para poder comentar, curtir, compartilhar, sugerir temas e entrevistados via redes sociais, nos seguintes endereços: https://www.facebook.com/tvlisboa/ no Facebook, Tv Lisboa no https://www.instagram.com/tvlisboamg/ no instagram e https://youtu.be/1wFSzSst_wg no YouTube.

Assista à entrevista clicando AQUI.

Recuperandos fazem a pintura externa do Colégio Estadual

Mais uma vez recuperandos da APAC Frutal puderam contribuir com a sociedade frutalense. Desta vez, eles fizeram a pintura da Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira, com mais de 50 anos de história e que possui um segundo endereço na instituição. Em apenas uma semana, os recuperandos Nilton de Souza e Ricardo Aquino fizeram a pintura externa do muro da quadra, das salas de aula, da secretaria e da fachada do Colégio Estadual.

A vice-diretora, Cristina Miziara, relata que o trabalho que mais chama a atenção das pessoas é o feito em mosaico nas cores branca e azul em toda a extensão do muro da quadra de esportes. “Os pais dos alunos elogiaram e muita gente tira fotos, posta nas redes sociais, reconhecendo o talento dos recuperandos”, disse. Para ela, a parceria com a APAC Frutal foi positiva porque a escola economizou em mão-de-obra e os recuperandos mostraram à sociedade que são pessoas capacitadas.

“A base da metodologia apaqueana é a valorização humana, é mostrar ao recuperando que ele pode muito mais do que cometer erros, que ele é capaz e que ele pode produzir. Hoje digo com muita satisfação que temos grande parte da sociedade e instituições como parceiras”, afirmou a gerente administrativa da APAC, Paula Queiroz Vieira.  Ainda segundo ela, a partir do momento que as pessoas conhecem a história do recuperando, elas mudam de mentalidade e visão e têm contribuído para o seu soerguimento, através das oportunidades de trabalho que são desenvolvidas com zelo e responsabilidade.

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal) 

APAC de Pouso Alegre realiza convênio com CAC

No dia 01 de julho de 2019, ocorreu, na APAC de Pouso Alegre, a coleta de digitais dos recuperandos, para emissão de segunda via da Carteira de Identidade. Esta coleta se deu em virtude da parceria junto com o CAC - “Centro de Apoio ao Cidadão”, que é da prefeitura municipal, e com a Polícia Civil de Pouso Alegre.

Depois que a direção da APAC detectou que a maior parte de seus recuperandos não possuía documentos pessoais, ela decidiu procurar os órgãos competentes para fazer uma parceria, a fim de resolver o problema.

O CAC do município, que é responsável pela documentação, de pronto disponibilizou seus funcionários para que viessem até a APAC, a fim de realizar o processo de identificação dos recuperandos. Por sua vez, a policia civil do município disponibilizou seus funcionários para que fosse realizada a coleta das digitais, para a emissão dos documentos. A realização do trabalho contou com a presença e a supervisão do delegado regional, Bel Renato Gavião, e do Presidente da Câmera de Vereadores, Srº Oliveira Altair. A APAC agradece imensamente por sua parceria e por sua presença.

“Esta parceria é muito importante e essencial para que os recuperandos retomem sua vida diguinamente junto à sociedade, pois sem os documentos de identificação pessoal se torna muito difícil encontrar trabalho e retornar dignamente para a sociedade.” Ailton Oliveira Silva, encarregado de segurança.

“Durante muito tempo, eu me encontrava como um indigente, sem documentação, visto que no sistema comum meus documentos se perderam, mas após a minha vinda para APAC, a direção me ajudou a ser um cidadão novamente, documentado com Certidão de Nascimento e RG e isso foi muito importante para meu ego e também para minha volta para sociedade. Muito obrigado a APAC pelo seu empenho em me ajudar.” Bruno Guilherme dos Santos Fernandes, recuperando da APAC.

APAC de Campo Belo inaugura novas celas do regime fechado

No dia 27 de Junho foram inauguradas 4 novas celas no regime fechado do Centro de Reintegração Social da APAC de Campo Belo, construídas com recursos das penas pecuniárias disponibilizadas e utilizando a mão de obra dos próprios recuperandos da entidade.

 

“Sentimo-nos imensamente honrados com a presença de tantas autoridades campobelenses em nossa APAC. Nossa eterna gratidão ao Juiz de Direito, Dr. Leonardo Guimarães Moreira e ao Promotor de Justiça, Dr. Rodrigo Fernandes Maggi, por terem disponibilizados os recursos, através das penas pecuniárias, para essa obra. Agradeço, ainda, aos recuperandos que trabalharam incansavelmente na construção das celas e aos funcionários que se desdobraram para alcançarmos esta vitória”, declarou o Presidente da APAC de Campo Belo, Sr. Antonio de Carvalho Pimenta. 

“A APAC inaugura agora mais 24 vagas para recuperandos no regime fechado. Esse é o resultado do trabalho duro, sério, honesto e muito comprometido de toda equipe de profissionais da APAC, de voluntários e dos próprios recuperandos. Com essa iniciativa, a APAC proporciona oportunidade de cumprimento de pena de forma mais humanizada para mais 24 pessoas, que terão a oportunidade de trabalhar, estudar, de melhorar como ser humano e se preparar para, depois de terem cumprindo a pena, terem uma vida mais digna e honesta, em prol da sua família e da comunidade”, declarou o Juiz de Direito, Dr. Leonardo Guimarães Moreira. 

“Parabenizo toda direção e equipe de funcionários da APAC de Campo Belo por mais esta conquista. A inauguração de mais 4 celas na unidade deve ser festejada por nossa sociedade, pois alivia o sistema prisional tradicional, sabidamente precário, e concede a 24 novos recuperandos a oportunidade de cumprirem a pena com dignidade com vistas à ressocialização, livrando-os do círculo vicioso da criminalidade”, declarou o Promotor de Justiça, Dr. Rodrigo Fernandes Maggi. 

“É com grande satisfação que inauguramos mais celas no regime fechado da APAC, importante instituição voltada à recuperação daqueles que um dia cometeram um erro, mas que hoje buscam um novo caminho. Como cediço, o sistema prisional comum não recupera o condenado, ao contrário, brutaliza-o ainda mais. Já a APAC oferece ao sentenciado uma oportunidade de reintegrar-se à sociedade de forma honesta e digna”, declarou o Defensor Público, Dr. Luis Gustavo Vitorino Alves. 

Estiveram presentes o Juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais, Dr. Leonardo Guimarães Moreira, o Juiz de Direito da 1ª vara Cível, Dr. Antonio Godinho; o Promotor de Justiça que atua na Vara de Execuções Criminais, Dr. Rodrigo Fernandes Maggi; o Defensor Público, Dr. Luis Gustavo Vitorino Alves; representando a 15ª subseção da OAB/MG, Dr. Santos Fiorinni Neto; o Prefeito Municipal em exercício, Dr. Adalberto Lopes; representando a Câmara Municipal, o Vereador Orlando Neves; o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Luciano Teixeira Moreira; o Investigador de Polícia, Sr. João Paulo R. Sousa; o 1º Secretário da Diretoria Executiva da APAC de Campo Belo, Dr. Luis Fernando de Oliveira Freitas; o membro do Conselho Fiscal da APAC de Campo Belo, Pastor Walter de Souza Soares; representando a Paróquia Nossa Senhora das Mercês e os Padres Crúzios, Padre Júlio César E. Resende; representando o CRAS Norte e a Secretaria de Assistência Social, a Sra. Marília Venceslau; o Diretor da Escola Estadual Miguel Rogana, o Sr. Luis Alberto Campos; a Pedagoga da E. E. Miguel Rogana, Sra. Roberta Furtado de Oliveira Jancik Rey; os professores que lecionam no CRS.

Fundada em 14 de fevereiro de 2004, a APAC de Campo Belo tinha capacidade para receber até 84 recuperandos nos três regimes de cumprimento de pena, porém com a ampliação receberá mais 24 recuperandos, chegando a 108.  A APAC é um presídio sem o concurso da polícia ou agentes penitenciários, humanizado, onde os presos, chamados de recuperandos, são responsáveis por sua própria recuperação. Na APAC todos estudam e trabalham, vivendo diariamente uma rotina intensa, que inicia às 6 da manhã e termina às 22 horas da noite. Há hoje 127 APACs em diferentes estágios de implantação, sendo que 51 já administram o CRS sem polícia.

 

 

Presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia, visita a APAC de Nova Lima

No dia 28 de junho de 2019, a APAC de Nova Lima recebeu o presidente da Câmara dos Deputados e a ministra do STF para uma visita. Várias autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário estavam em sua comitiva.

Foram recepcionados pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Des. Nelson Missias de Moraes, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus, pelo prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, pela juíza da Comarca de Nova Lima, Dra. Ana Lúcia, pelo diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, e pelo presidente da APAC de Nova Lima, Ricardo Lopes Campos Alves.

Deputado Rodrigo Maia disse que era essa a primeira vez que visitava uma APAC, sendo que isso o ajudaria a legislar melhor. “Conhecer a realidade de projetos como esse nos ajudam na hora de legislar, de saber colocar no papel aquilo que de fato a gente conhece, e não o que ouviu falar. Conhecer os problemas e as soluções é importante para que a gente possa construir leis melhores para o Brasil.” Disse ele.

Segundo Valdeci: “ A visita do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, à APAC de Nova Lima/MG, acompanhado pelo presidente do TJMG, Des. Nelson Missias de Moraes, pela pela Ministra Carmem Lúcia, e diversos outros parlamentares, senadores, deputados federais, estaduais, membros do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, sinalizam que cada vez mais, as autoridades constituídas no nosso país estão tomando conhecimento da metodologia APAC e estão percebendo que é preciso investir na recuperação daqueles e daquelas que cumprem pena nas prisões de nosso país, para que os índices de reincidência possam ser reduzidos, sempre em favor da comunidade, segundo aquela máxima que diz, para cada preso recuperado é um bandido a menos na rua. As APACs surgem neste cenário sombrio do sistema prisional brasileiro, não como a solução, mas como uma ótima alternativa, seja no sentido de reduzir a reincidência, seja no sentido de reduzir os custos para o Estado.”

Há hoje no Brasil 127 APACs em diferentes estágios de implantação, em 11 Estados da Federação e no Distrito Federal, sendo que 51 já administram o Centro de Reintegração Social sem polícia, acolhendo cerca de 4.500 recuperandos para o cumprimento de pena nos três regimes: fechado, semiaberto e aberto.

FBAC realiza curso para encarregados administrativos e encarregados de segurança

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), com apoio e financiamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, na APAC de Manhuaçu, nos dias 24 e 25 de junho, o curso para Encarregados administrativos e Encarregados de segurança das APACs. Além das APACs mineiras, o curso contou com a presença de encarregados das APACs do Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Rondônia.

Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, resumiu o objetivo do curso: “Dr. Mário dizia: ‘quanto mais longe, mais difícil e quanto mais difícil, mais perto de Deus.’ Sejamos gratos ao Deus da Vida, que nos concedeu este tempo de graça, para juntos refletirmos sobre nossa missão e os melhores caminhos para a solução de nossos problemas. Nossa profunda gratidão à Dra. Denise e APAC de Manhuaçu por nos acolher.”

Segundo Dr. Alexandre, juiz de direito da Comarca de Manhuaçu, “a APAC é muito importante, porque permite ao recuperando, que seja protagonista da disciplina e da recuperação. Ao início eu tinha certa resistência à APAC, mas com o tempo percebi que a APAC tem uma proposta séria, de trabalho, educação e cursos, de forma que o preso possa ter uma oportunidade quando deixar a instituição. Este curso que vocês estão realizando é muito importante. Os aconselho a aproveitarem o máximo possível, pois os ajudará imensamente para seus trabalhos.” 

A presidente da APAC de Manhuaçu, Dra. Denise acolheu os participantes. “Sejam todos bem vindos à nossa APAC. Tenho certeza que a FBAC preparou um ótimo encontro, para nos fortalecer, unir e nos ajudar a caminhar juntos. Nossa APAC está muito feliz em sediar este curso tão importante para nossa caminhada. Que Deus, que nasceu numa manjedoura, possa nos inspirar a cultivar a humildade para abrir nossos corações e nos colocar em uma atitude de aprendizado e serviço.” Disse ela.

Durante o curso, encarregados de segurança puderam refletir sobre o conselho disciplinar, regulamentos do CSS, fiscalização do trabalho externo e livramento condicional, rotina das APACs, aspectos práticos do cotidiano da APAC. Já os encarregados administrativos refletiram sobre ferramentas de gestão, infoapac, como editar um artigo jornalístico, planejamento e procedimentos de apuração de falta disciplinar (PAD).

Segundo Valdeci, “a FBAC nunca investiu tanto, em tão pouco tempo, para capacitar os líderes das APACs, como aconteceu neste primeiro semestre. Foram cursos para presidentes, encarregados administrativos, encarregados de tesouraria, encarregados de segurança e APACs femininas. Nosso profundo agradecimento ao Tribunal de Justiça, que acreditou em nossa proposta e nos apoiou, sem medir esforços, para a realização de todos estes cursos.”

 

Os participantes avaliaram muito positivamente o curso. “Este curso foi ótimo, muito produtivo. Estou levando uma bagagem muito grande e estou muito mais motivada para fazer meu trabalho com excelência.” Disse Sônia, encarregada administrativa da APAC de Santa Bárbara

Para José Roberto, encarregado de segurança da APAC de Ji-Paraná/RO, “valeu a pena vir de tão longe para participar desse curso. Vou agregar muitas coisas à nossa caminhada, seja para melhorar a capela e espiritualidade, a apuração de faltas e acompanhamento do CSS, e muitos outros aspectos abordados no curso. Para mim foi excelente. Obrigado a todos!”

“Eu participei de diversos cursos promovidos pela FBAC, mas afirmo com certeza que este curso foi o melhor. Aprendi sobre a importância dos três gestores da APAC estarem afinados e caminhando juntos, bem como a necessidade do planejamento para o sucesso das atividades. O material oferecido foi riquíssimo e nos ajudará muitíssimo a melhorar.” Disse Adriana, encarregada administrativa da APAC de Caratinga/MG.

"Ja partilhei com o pessoal da APAC sobre temas abordados aqui, principalmente sobre o planejamento. Já estamos reorganizando nossas reuniões para poder por em prática o aprendizado que recebemos. Nossa expectativa, depois desse curso, é de melhorar ainda mais." Afirmou Edir, encarregado administrativo da APAC de Perdões/MG 

 

A redação FBAC

Outras notícias

Recuperandos e recuperandas recebem Certificado de qualificação profissional

09-07-2019

A APAC Frutal realizou na manhã de sexta-feira (5), a Cerimônia de Formatura dos cursos...

Leia mais

Recuperandos fazem a pintura externa do Colégio Estadual

07-07-2019

Mais uma vez recuperandos da APAC Frutal puderam contribuir com a sociedade frutalense. Desta vez,...

Leia mais

APAC de Cachoeiro dará início às atividades em setembro

07-06-2019

O repasse de parte das verbas pelo Governo do Estado será no dia 5 de...

Leia mais

APAC Frutal é campeã do Torneio Regional de Futsal

04-06-2019

Num jogo bastante disputado, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal...

Leia mais

Tio Flávio participa de atividades nas APACs de Caratinga e Inhapim

22-04-2019

Nos dias 15 e 16 de abril a APAC de Caratinga recebeu uma  caravana de...

Leia mais

Criação de peixe permite alimentar e ensinar profissão a internos em Sete Lagoas

09-04-2019

Tanques cheios de peixes estão mudando a rotina e ensinando um ofício a internos da...

Leia mais

APAC de Ivaiporã-PR inicia suas atividades

05-02-2019

No iníco de fevereiro a APAC de Ivaiporã iniciou suas atividades, sendo a terceira APAC...

Leia mais

O que é APAC?

24-01-2019

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à...

Leia mais

Presidente do TJMG e governador visitam Apac de Itaúna

10-01-2019

Governador anuncia apoio à ampliação de vagas para recuperandos O governador Romeu Zema, de Minas Gerais,...

Leia mais

APAC de Cuiabá lança pedra fundamental

20-12-2018

A APAC de Cuiabá/MT realizou, dia 20 de dezembro, a solenidade de lançamento da pedra...

Leia mais

APAC feminina de Pouso Alegre realiza comemoração natalina

17-12-2018

A APAC feminina de Pouso Alegre comemorou o Natal com as recuperandas no dia 16...

Leia mais

APAC de São João del-Rei promove batizado coletivo

01-11-2018

No sábado, 20 de outubro, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de...

Leia mais

Inauguração da “Brinquedoteca Semente do Amanhã”

16-10-2018

         Na sexta-feira e no domingo, 12 e 15, a APAC de...

Leia mais

FBAC realiza curso para Encarregados de Segurança

29-08-2018

Em Parceria com o Tribunal de Justiça de MG, o Programa Novos Rumos, a FBAC ...

Leia mais

Formatura do Curso de Mecância acontece na APAC de Januária

14-08-2018

A APAC de Januária realizou a cerimônia de formatura e a entrega dos certificados aos...

Leia mais

APAC de São João del-Rei participa de workshop no SESC São Paulo

04-07-2018

No último sábado, 30, uma equipe de funcionários e um recuperando da APAC Masculina de...

Leia mais

APAC de São João del-Rei encerra o VII Curso de Formação de Voluntários

20-06-2018

No último sábado, 16, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de encerramento...

Leia mais

Representantes da segurança e da justiça federal de Uberaba conhecem a APAC Frutal

04-06-2018

Representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública e da justiça federal de Uberaba visitaram esta...

Leia mais

JUIZ JOÃO MATOS APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE O MÉTODO APAC EM PARÓQUIA DE SANTANA

14-05-2018

“Do amor ninguém foge – a experiência da APAC no Brasil” foi o tema de...

Leia mais

Colaboradores e recuperandos fazem exames no Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão

02-05-2018

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, colaboradores e recuperandos da Associação de...

Leia mais

FBAC realiza capacitação para funcionários na APAC de São João del Rei

25-04-2018

As APACs masculina e feminina de São João del Rei/MG receberam a capacitação para seus...

Leia mais

APAC de Pirapora realiza II Jornada de Libertação com Cristo

09-04-2018

A APAC de Pirapora/MG realizou, dos dias 5 a 8 de abril, a II Jornada...

Leia mais

APAC de Varginha realiza várias reuniões em 2018

03-04-2018

Membros da APAC de Varginha reunem-se mensalmente para avaliar e programar suas atividades. Normalmente as...

Leia mais

Homenagem a Dona Cleuza

28-03-2018

"Pelos frutos conhecereis a árvore." Mateus 7,16 Faleceu dia 27 de março Dona Cleuza, mãe do...

Leia mais

Seminário de Estudos e Conhecimento do Método APAC para Voluntários Visconde do Rio Branco…

22-03-2018

Nos dias 16 a 18 de março de 2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de...

Leia mais

APAC Frutal conta agora com fábrica de blocos de cimento

19-03-2018

Quem deseja conquistar o sonho da casa própria ou reformar um imóvel possui agora em...

Leia mais

APAC feminina deverá estar pronta em junho deste ano

20-02-2018

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal está correndo contra o...

Leia mais

Completam-se 37 anos do martírio de Franz de Castro

14-02-2018

Hoje completam-se 37 anos do martírio de Franz de Castro. Franz viveu e morreu por...

Leia mais

Cardeal do Rio de Janeiro visita APAC de Itaúna

09-02-2018

No dia 31 de janeiro a APAC de Itaúna recebeu a visita do Cardeal do...

Leia mais

Natal do Tio Flávio Cultural na APAC Santa Luzia

17-01-2018

No dia 19/12, como acontece todos os anos, os voluntários do Tio Flávio Cultural foram...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg