APAC feminina de BH inicia suas atividades

O Centro de Reintegração Social da APAC Feminina de Belo Horizonte iniciou suas atividades oficialmente nesta terça-feira, 12 de maio de 2020, ao acolher as cinco primeiras recuperandas, que, apesar de serem de Belo Horizonte, encontravam-se cumprindo pena nas APACs de Itaúna e Rio Piracicaba.

  

Primeira APAC feminina em uma capital, com capacidade para acolher 150 recuperandas, nos diferentes regimes de cumprimento de pena, APAC irá receber as recuperandas, gradativamente, por alguns meses, até que atinja sua capacidade máxima. 

 

O prédio, cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi totalmente reformado e adaptado com recursos de Penas Pecuniárias do Tribunal de Justiça (TJMG). Destaca-se o grande esforço de Dr. Luiz Carlos e Dr. Tomaz de Aquino para que a APAC se tornasse realidade. 

 

As recuperandas foram acolhidas pelos funcionários da APAC, pelo juiz da Comarca de BH, Dr. Marcelo Augusto Lucas Pereira, e pelo vice-presidente da APAC, Sr. Maurílio Leite Pedrosa. 

 

"Quero neste momento inicial, dar as boas vindas a vocês. Agradeço por aceitarem nosso pedido de transferência para a APAC de Belo Horizonte, a fim de contribuir com o início de nossas atividades. Esta APAC é fruto de muito trabalho. Saibam que não foi fácil chegar até aqui. O momento em que vivemos, de pandemia, é muito difícil, repleto de dificuldades, porém vamos caminhar, passo a passo para minimizar o sofrimento de todos. De nossa parte, podem esperar toda boa vontade. Nosso grande propósito com a APAC é permitir que vocês se recuperem. Esta APAC vai dar certo, se Deus quiser." Disse Dr. Marcelo às recuperandas.

A fim de preparar os funcionários para o início das atividades na APAC feminina de BH, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), enviou dois de seus colaboradores para a unidade no início de maio. Desta forma,  Rinaldo Cláudio Guimarães, Gerente de Relações Institucionais, e Keila Cristina, inspetora de metodologia, primeiramente realizaram, um curso sobre o Método APAC, para os funcionários, com duração de uma semana. Irão permanecer juntos na unidade, nas semanas seguintes ao início das atividades, para acolher as recuperandas e contribuir com a adaptação da entidade à metodologia.

"Os tempos de Deus são diferentes dos nossos tempos. Ele quis que essa APAC nascesse em meio a maior pandemia que a humanidade já vivenciou, para nos dizer que o amor pelas suas filhas prisioneiras deve superar todo o medo e toda incredulidade." Disse Valdeci Ferreira, Diretor Geral da FBAC. 

 

A APAC é uma prisão humanizada, composta por 12 elementos. Conta com uma terapêutica própria, oferecendo todas as condições necessárias para que o condenado possa se recuperar. O índice de reincidência nas APACs femininas é de 6,75%. 

Saiba mais sobre a APAC, clicando aqui.

Espaços da APAC feminina.

 

 

 

FBAC realiza curso para funcionários na APAC feminina de BH

A FBAC ministrou no período de 05 a 08 de maio de 2020, o I Curso de Conhecimento sobre o Método APAC para os funcionários recém-contratados da APAC de Belo Horizonte (Unidade Feminina).

O curso contou com a participação de 17 funcionários e nesse período foram abordados os 12 Elementos e sua aplicação prática, normas de disciplina e segurança e, principalmente, uma abordagem acerca da Pedagogia da Presença.No segundo momento do curso, foi apresentado através do vídeo de rotinas das APACs, as atividades diárias que tem uma unidade e não, uniformidade, visto que algumas atividades poderão sofrer alteração de horários.

Ao final, o Colaborador da FBAC, Rinaldo Cláudio Guimarães ressaltou a importância de que todos os funcionários da APAC devem exercer suas atividades como funcionários, sem esquecer que antes, porém, foram chamados para serem missionários.

Entregue a primeira leva de máscaras pela APAC São João del Rei

Entregue a primeira leva de máscaras produzida pelos recuperandos da APAC Masculina e Feminina de São João del-Rei. As unidades foram encaminhadas para a Associação Comercial de São João del Rei, parceira da nossa iniciativa solidária. Doado pelo Supermercado Bergão no sábado (4), o material foi confeccionado em 1 semana. Na foto, a representante da ACI Vânia, a voluntária Juely, o presidente da APAC Antônio Carlos De Jesus Fuzatto e a funcionária Lú Janiques que colaboraram na supervisão do trabalho e na linha de montagem.

O objetivo da APAC é apoiar o combate ao corona vírus, cuidando dos mais necessitados e da comunidade local. Agradecemos as doações e a dedicação da nossa equipe.

APAC DE FRUTAL PARTICIPA DE MUTIRÃO DA LIMPEZA CONTRA O COVID-19

Uma equipe de recuperandos do Regime Semiaberto com autorização para o trabalho externo colaborou, de forma voluntária, com o mutirão da limpeza contra o Covid-19, realizado pela Prefeitura Municipal de Frutal, nos últimos sábados (28/03 e 04/04).

A mobilização envolveu também os funcionários da prefeitura que, de forma bastante profissional, conduziram os trabalhos de dedetização da Praça da Matriz, proximidades dos Hospitais São José e Frei Gabriel, calçadão, praças e pontos específicos da cidade.

A gestora das APACs de Frutal, Paula Queiroz Vieira, agradece a Prefeitura Municipal de Frutal por acreditar na metodologia das APACs e aos recuperandos que sempre se disponibilizaram para contribuir com a sociedade demonstrando um grande gesto de união e solidariedade.

(Jadiael Lino – Assessor de Imprensa APACs de Frutal).

ENQUANTO MUITOS LAVAM AS MÃOS, A APAC LAVA OS PÉS...

As Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, APACs, desde que iniciou a pandemia do Corona Vírus, não tem medido esforços para contribuir com a sociedade, a fim de minimizar os danos causados pela doença Covid-19. Ninguém pode lavar as mãos diante do problema, que é de toda a sociedade. Por isso 19 APACs estão produzindo máscaras para hospitais, prefeituras, sistema prisional comum, asilos, equipes de limpeza, garis, instituições e para seu consumo próprio. Além das máscaras uma APAC produz roupas de proteção para hospitais e equipes de limpeza e outra está reformando o hospital de sua cidade, para acolher os doentes. 

Diante desta guerra contra o Corona Vírus, as APACs se dobram em oração e gestos concretos. Neste sentido, na quinta-feira santa, funcionários e voluntários das APACs lavaram os pés dos recuperandos, para que eles pudessem perceber, definitivamente, que o Deus que servimos é o Deus do amor, do perdão e do serviço. “Não há maior amor, do que aquele que dá a vida por seus amigos.” Disse Jesus.

APAC DE PASSOS ENFRENTA PANDEMIA COM REFORMA DE HOSPITAL

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC, visa recuperar o preso, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça restaurativa. Visando a Promoção da Justiça Restaurativa, desde o dia 6 de abril, a APAC de Passos, com quinze recuperandos está realizando a reforma do hospital Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer, que estava desativado.

Divino Barbosa Soares, encarregado administrativo da APAC, explica a iniciativa: “É um hospital que tinha encerrado suas atividades. Agora está sendo reformado, em virtude dessa pandemia do Corona Vírus. Estamos realizando a reforma em parceria com a Prefeitura Municipal, OAB, Poder Judiciário, Ministério Público e Presídio de Passos, propiciando 70 leitos para receber pacientes da Cidade de Passos e Região, para contribuir na recuperação desses pacientes que contraíram a Covid 19.”

A APAC de Passos está localizada ao Sul de Minas Gerais e conta capacidade para receber 126 recuperandos nos regimes fechado e semiaberto. A APAC de Passos está muito feliz por poder contribuir com toda a sociedade neste momento tão delicado. Estamos juntos!

G1 apresenta confecção de máscaras na APAC de Caratinga

Apac confecciona mascaras que serão doadas para profissionais da saúde

Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) trabalha na confecção de equipamentos de proteção contra a COVID-19.


APAC feminina de Rio Piracicaba produz centenas de máscaras

As recuperandas da APAC Feminina de Rio Piracicaba, atendendo às recomendações das autoridades civis e sanitárias, estão produzindo com muito amor, dedicação, boa vontade e fé, máscaras para ajudar no combate contra o Covid 19.

Superando o medo, a saudade da família, a tristeza causada pelo isolamento social, nós da APAC de Rio Piracicaba percebemos que poderíamos e deveríamos contribuir para amenizar os problemas causados pela pandemia.

Diante da triste realidade da falta de EPIs para os profissionais de saúde e para a população em geral, a APAC de Rio Piracicaba lançou-se na busca de conhecimentos, insumos e parcerias para produzir máscaras e assim contribuir com a sociedade em geral.

Recuperandas, muito rapidamente, aprenderam o ofício da confecção de máscaras e iniciaram os trabalhos, a fim de contribuir na luta contra a COVID 19. Estamos oferecendo centenas de máscaras para várias entidades (hospital da cidade, secretária de saúde, presídios da 12ª Riso) e demais locais que necessitam.

Estamos unidos para contribuir com esse momento e aproveitar para despertar em nossas recuperandas o sentimento de empatia e solidariedade, tendo em vista que nosso intuito é ajudar e não vender.

Agradecemos a parceria e doação do vereador Tarcísio Bertoldo, Larissa Torres Machado (empresária), prefeitura de Rio Piracicaba e alguns voluntários anônimos

A APAC enfrenta a epidemia com serenidade, esperança, oração e a certeza de que, se cada pessoa fizer sua parte, todos juntos iremos vencer este momento difícil em que vivemos.

Estamos fazendo a nossa parte, confiando em Deus e acreditando que dias melhores chegarão!

APAC de Paracatu realiza parceria para confecção de máscaras

“Não basta deixar de fazer o mal, é preciso fazer o bem”
Campanha de confecção de máscaras, através de arrecadação de material, por meio do Rotary, com intermédio da Simone do Rotary e a Evanir Soares ,Vice Presidente da APAC, e mão de obra dos recuperandos, estão confeccionando máscaras para atender a população hospitalar e de vulnerabilidade de Paracatu, todos juntos contra o COVID-19.

SOLIDARIEDADE: APAC FEMININA DE FRUTAL É DESTAQUE NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

"Como posso ajudar quem mais precisa em meio a crise do Coronavírus?"

Uma matéria veiculada pelo Jornal Folha de São Paulo nesta semana, 23/03, destaca algumas entidades que buscam contribuir com a sociedade em meio a pandemia do Coronavírus. Organizações do Terceiro Setor estão se mobilizando com objetivo de arrecadar recursos e equipamentos para a área da saúde e grupos mais vulneráveis, bem como conscientizar sobre doações de sangue.

Neste cenário o Jornal Folha de São Paulo, através da Rede Folha, destaca a linha de mobilização para confecção de máscaras cirúrgicas descartáveis e cita a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados- APAC Feminina de Frutal que, através de suas recuperandas e voluntárias, estão doando mão-de-obra para confeccionar as máscaras e atender hospitais de Frutal-MG e da região.

Valdeci Ferreira, Diretor Geral da FBAC (Fraternidade Brasileira de Apoio dos Condenados), relata o trabalho desenvolvido em Frutal: “é uma forma de contribuir com esse momento e aproveitar para despertar em nossas recuperandas o sentimento de empatia e solidariedade”.

Fonte:https://www1.folha.uol.com.br/…/como-posso-ajudar-quem-mais…

Imagem: Adiano Machado / Reuters.

(Jadiael Lino – Assessor de Imprensa APACs de Frutal).

Outras notícias

Entregue a primeira leva de máscaras pela APAC São João del Rei

16-04-2020

Entregue a primeira leva de máscaras produzida pelos recuperandos da APAC Masculina e Feminina de...

Leia mais

APAC DE FRUTAL PARTICIPA DE MUTIRÃO DA LIMPEZA CONTRA O COVID-19

11-04-2020

Uma equipe de recuperandos do Regime Semiaberto com autorização para o trabalho externo colaborou, de...

Leia mais

APAC DE PASSOS ENFRENTA PANDEMIA COM REFORMA DE HOSPITAL

09-04-2020

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC, visa recuperar o preso, proteger a...

Leia mais

G1 apresenta confecção de máscaras na APAC de Caratinga

06-04-2020

Apac confecciona mascaras que serão doadas para profissionais da saúde Associação de Proteção e Assistência aos...

Leia mais

APAC feminina de Rio Piracicaba produz centenas de máscaras

06-04-2020

As recuperandas da APAC Feminina de Rio Piracicaba, atendendo às recomendações das autoridades civis e...

Leia mais

APAC de Paracatu realiza parceria para confecção de máscaras

03-04-2020

“Não basta deixar de fazer o mal, é preciso fazer o bem”Campanha de confecção de...

Leia mais

SOLIDARIEDADE: APAC FEMININA DE FRUTAL É DESTAQUE NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

03-04-2020

"Como posso ajudar quem mais precisa em meio a crise do Coronavírus?" Uma matéria veiculada pelo...

Leia mais

Recuperandos da Apac de Viçosa produzem máscaras de proteção contra coronavírus

03-04-2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a solidariedade aparece em todos os cantos, especialmente...

Leia mais

APAC de Imperatriz confecciona EPIs para hospital

03-04-2020

APAC de Imperatriz confecciona roupas de proteção para ser doado a  equipes de limpeza de...

Leia mais

APAC de Paracatu recebe visitantes do DF

15-03-2020

No dia 6 de março, a APAC de Paracatu recebeu uma comitiva de membros do...

Leia mais

PRESIDENTE E DIRETOR DE PATRIMÔNIO DA APAC DE PELOTAS- RS, VISITAM AS APACs DE FRUTAL

15-03-2020

O Presidente da APAC de Pelotas, Leandro Leitzke Thurow, e o Diretor de Patrimônio, Luiz...

Leia mais

APAC feminina de São João del Rei realiza oficina de ovos de chocolate

15-03-2020

No dia 11 de março, a APAC feminina de São João del Rei preparou uma...

Leia mais

Projeto "Capacitar para Reintegrar" é realizado na APAC de Araxá

15-03-2020

No dia 4 de março, iniciou, na APAC de Araxá, o Projeto "Capacitar para Reintegrar"....

Leia mais

Governador e autoridades estaduais conhecem as obras da Apac de Paraúna

09-03-2020

Integrantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de...

Leia mais

Terço dos homens é realizado na APAC de Cachoeiro de Itapepmirim

29-02-2020

O Centro de Reintegração Social masculino da APAC de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu no dia...

Leia mais

JANTAR DA GRATIDÃO APACs DE FRUTAL

29-02-2020

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados- APACs de Frutal realizou na quinta-feira (30/01)...

Leia mais

Primeira Missa celebrada na APAC de Cachoeiro de Itapemirim

21-02-2020

A APAC feminina de Cachoeiro de Itapemirim/ES, que administra o CRS masculino, recebeu na tarde...

Leia mais

Funcionários da Apac de Caratinga participaram do curso de justiça Restaurativa.

20-02-2020

Foi realizado, nos dias 10 a 14 de Fevereiro de 2020, no espaço do 62º...

Leia mais

Inaugurado CRS da APAC de Bacabal/MA

13-12-2019

O Centro de Reintegração Social (CRS) da APAC de Bacabal/MA foi inaugurado no dia 12...

Leia mais

APAC DE ITAÚNA REALIZA RETIRO ESPIRITUAL PARA OS RECUPERANDOS

13-12-2019

No primeiro sábado de dezembro, dia 7, foi realizado, para os recuperandos da APAC masculina...

Leia mais

Presidente do Conselho de Administração da FBAC participa da inauguração da APAC Feminina de BH

10-12-2019

Dr. Tomaz participou da inauguração da APAC feminina de Belo Horizonte, no dia 9 de...

Leia mais

APAC feminina de Cachoeiro realiza primeira valorização humana para familiares

06-12-2019

A APAC feminina de Cachoeiro de Itapemirim, que administra o CRS (Centro de Reintegração Social)...

Leia mais

APAC de Pouso Alegre realiza 1° encontro de casais

17-11-2019

Aconteceu no dia 09/11, na APAC de Pouso Alegre, o 1° Encontro de Casais. O...

Leia mais

APAC de Pirapora realiza casamento comunitário pela primeira vez

31-10-2019

A APAC de Pirapora/MG realizou, na manhã do dia 23/10/2019, o primeiro Casamento Comunitário com...

Leia mais

Prefeituras e Câmara firmam parceria com a APAC Frutal

28-10-2019

Uma reunião realizada no dia 10 de outubro, no auditório da APAC masculina resultou numa...

Leia mais

FBAC realiza formação na APAC de Bacabal

25-10-2019

A FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, realizou no dia 24 de novembro,...

Leia mais

Primeiro posto de cidadania implantado dentro do sistema prisional é inaugurado na APAC de Caratinga

18-10-2019

A implantação do PAPRE é uma iniciativa do CEJUSC com o intuído de atender e...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg