APAC de Santa Bárbara inicia curso de panificação

A APAC de Santa Bárbara iniciou no dia 24 de outubro o curso de panificação, ministrado pelo professor Hélvio Fonseca Moreira dos Santos. Este curso é fruto de uma parceria entre a APAC e o PRONATEC. O curso, em andamento, tem previsão de 192 horas, com aulas teóricas e práticas. A APAC e todos os recuperandos agradecem por esta parceria, que irá gerar muitos frutos para toda a sociedade de Santa Bárbara.  

2ª Conferência de Políticas Penitenciárias do Maranhão

A FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, através de seu Gerente de Relações Institucionais, Rinaldo Cláudio Guimarães participou na data de 06/11/2018, em São Luis - Maranhão da 2ª Conferência de Políticas Penitenciárias do Maranhão. Na oportunidade, o representante da FBAC junto com o representante do TJMG, Juiz Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos e a Promotora de Justiça de Ji-Paraná - Rondônia, Dra. Eiko Daniela Vieira Araki, apresentaram uma panorâmica do Método APAC pelo Brasil.

Em sua fala, Rinaldo apresentou dados estatísticos do trabalho das APACs em âmbito nacional, principalmente nos quesitos de formação educacional e profissional dos recuperandos, faixa etária dos sentenciados em cumprimento de pena, índices de reincidência, entre outros. No final de sua fala, o Gerente de Relações Institucionais da FBAC, declarou ao público que a APAC é uma obra missionária que recupera vidas e que ele mesmo é prova viva desse trabalho, uma vez que é um ex-recuperando da APAC de Itaúna/MG. Na fala do Juiz, Dr. Luiz Carlos, este também enfatizou que a APAC não recupera só presos, mas, todos os envolvidos na obra, inclusive advogados, promotores e juízes, tornando-os pessoas cada dia melhores enquanto seres humanos.

Ao final, a promotora Dra. Eiko relatou sua paixão pelo Método APAC e o quanto a comarca de Ji-Paraná - RO tem ganhado com a instalação de uma unidade APAC na cidade. Conforme disse Rinaldo - FBAC, a APAC não é a solução, mas, uma alternativa viável que está dando certo, principalmente com a participação da comunidade e demais parceiros, fazendo com que o princípio maior da execução da pena seja alcançado, ou seja, "Matar o criminoso e salvar o Homem".

APAC feminina de Governador Valadares completa 13 anos

A APAC feminina de Governador Valadares completou 13 anos de fundação. No dia 25 de outubro foi organizado um momento celebrativo com voluntários, funcionários e as recuperandas. Foi um belíssimo momento de encontro e partilha. Iniciando com uma celebração ecumênica, a comemoração terminou com um jantar, onde todos puderam se interagir e comemorar o aniversário da APAC. 

A APAC feminina de Governador Valadares agradece a todos que tem contribuído com sua caminhada ao longo destes anos e manifesta seu grande desejo de aperfeiçoar e tornar-se uma APAC modelo na aplicação da metodologia. A FBAC parabeniza a APAC e se coloca à disposição para contribuir em sua caminhada.

Revista Trip homenageia Diretor Executivo da FBAC

Há 12 anos, a revista Trip, na forma do Prêmio Trip Transformadores, homenageia pessoas inspiradoras, com o objetivo de mostrar que existem pessoas trabalhando sério, saindo do automático para mudar o que não está dando certo no mundo em que vivemos. 

Em 2018, mais uma vez o fôlego se renova e uma equipe focada em descobrir pessoas inspiradoras faz um mergulho no Brasil profundo, na busca e no encontro de indivíduos transformadores. Gente anônima ou conhecida, pobre e rica, da filosofia à faculdade da vida, do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste. Dez pessoas foram homenageadas pela revista, entre elas, Valdeci Antônio Ferreira.
Valdeci explicou para a revista que a APAC e sua metodologia foram criadas por Dr. Mário Ottoboni, em São José dos Campos/SP, e disse à revista: “Podemos afirmar com convicção que as Apacs são a revolução do sistema prisional.”
Certamente este reconhecimento se estende a todos e todas que se dedicam diariamente para que o movimento das APACs cresça e se consolide, no Brasil e no exterior.

 

Leia a matéria da Revista Trip clicando aqui

Presidente do TJ foi a Brasília atrás de novos recursos para Apacs

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, encontrou-se nesta segunda-feira, dia 29 de outubro, em Brasília, com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, em busca de novos recursos para a ampliação do programa das Apacs e para apoiar as comunidades terapêuticas aptas a acolher apenados que necessitem afastar-se das drogas. Participaram do encontro o superintendente administrativo adjunto do TJ, desembargador Gilson Lemes, e o secretário nacional Antidrogas, João Luiz Pinto Coelho.

Em Brasília, o presidente do TJMG encontrou-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, a quem convidou para uma próxima visita a Minas Gerais. Reuniu-se, ainda, com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, e com o corregedor geral de Justiça, ministro Humberto Martins.

Fonte:

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." style="border: 0px; background-color: transparent; color: #039be5; font-family: open_sansbold, sans-serif;">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

APAC de Pouso Alegre realiza III Jornada de Libertação com Cristo

Em parceria com a FBAC, a APAC de Pouso Alegre/MG realizou sua III Jornada de Libertação com Cristo. Com o tema: "Enquanto a pessoa vive ela pode mudar!", 120 recuperandos participaram da Jornada. Recuperandos, funcionários, voluntários e familiares ficaram muito felizes com a concretização da jornada na APAC. Foi um grande momento na vida de todos, para que possam reafirmar que acreditam na recuperação do ser humano e continuar suas caminhadas com dedicação e entusiasmo.

Senhor Maurício, presidente da APAC, disse: "Eu estou muito emocionado e feliz com este evento que aconteceu em nossa APAC. A Jornada não é só para os recuperandos, mas para todos nós. É um grande momento para refletir sobre a própria vida e valorizar mais as pequenas coisas da vida. Muito obrigado a todos."

A APAC agradece todos que contribuiram, direta e indiretamente, para a concretização deste grande evento. Muito obrigado. Estamos juntos!

 

Palestra sobre os malefícios das drogas

Os recuperandos da APAC de Campo Belo/MG, participaram de um evento na Escola Estadual Miguel Rogana, no dia 31 de outubro. Com enfoque nas drogas e seus malefícios, os recuperandos Duany Eugênio e Suiberto Sidney Rios puderam dar seus testemunhos de vidas e contribuir para que os alunos pudessem compreender melhor as consequências da dependência química e os prejuísos para suas vidas. 

O Juiz da Comarca, Dr. Leonardo também esteve presente no evento e ministrou uma palestra sobre a lei Maria da Penha e a violência contra mulheres, principalmente menores de idade.

A APAC muito se alegra por participar deste evento e poder contribuir na formação das futuras gerações. Estamos juntos!

APAC de SJDR participa de Semana de Pedagogia em Faculdade

Na noite de terça-feira, 30, representantes da APAC de São João del-Rei e da Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza participaram da VI Semana de Pedagogia: Pedagogias Contemporâneas e Direitos Humanos – Diálogos, do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves - UNIPTAN. A segunda noite de evento foi inteiramente sobre o projeto Remição pela Leitura, que é realizado por alunos e professores do curso de pedagogia na APAC Masculina, APAC Feminina e ainda no Presídio Regional.
O coordenador do projeto, Heberth Paulo de Souza, falou sobre toda a fundamentação que envolve a criação do projeto, como a base a Recomendação n. 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual estabelece a remição da pena através da leitura e resenhas de livros.
A equipe do UNIPTAN, representada pelas professoras Flávia Magela Resende Ferreira e Patrícia Uebe Ribeiro vão além da recomendação. Elas criaram um projeto bimestral, onde explicam a obra que vão ler, assim como o gênero textual do texto que deve ser entregue, além de promoverem debates e dinâmica com os grupos. Ao todo, são 120 internos participam do projeto, sendo que todos já possuem ensino médio completo.
Estiveram presentes o presidente da APAC, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, que falou da importância do projeto para a APAC; a pedagoga, Thaís Santos Teixeira; a diretora da Escola que atua na APAC e no Presídio, Maria Aparecida Mendes; o inspetor de segurança da APAC Masculina, Carlos Henrique Souza Silva, o Juiz de Execução Penal, Dr. Ernani Barbosa Neves e ainda representantes do Presídio Regional.

TV australiana produz reportagem sobre a APAC SJDR

No mês de agosto, uma equipe de integrantes da rede nacional de televisão, SBS News, passaram uma semana nas dependências da APAC Masculina de São João del-Rei/MG. Ao todo, um repórter, um cinegrafista e uma tradutora conduziram os trabalhos frente à reportagem. 

 

O interesse da TV em produzir a matéria surgiu após o crescimento e visibilidade do método APAC como um tanto no âmbito internacional. A partir deste fomento, a equipe debruçou-se sobre o método e sobre os internos da APAC SJDR e produziram a matéria “Prision With No Locks”, traduzido para “Prisão sem Travas”. 

 

O repórter Evan Williams e o cinegrafista Will Reid mostram não apenas a rotina da APAC, mas também a história de alguns internos.  A equipe visitou ainda o Presídio Regional de São João del-Rei/MG, dando um panorama do atual sistema carcerário brasileiro e as nuances entre o método humanizado e o método “comum”. 

 

A rede de TV lançou na última semana a reportagem na íntegra e ela pode ser vista através dos links:

 

https://www.sbs.com.au/news/dateline/story/prison-no-locks

https://www.youtube.com/watch?v=ushIsV0CaZo

 

APAC de São João del-Rei promove batizado coletivo

No sábado, 20 de outubro, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de batismo de três crianças. Entre elas, a filha de um recuperando do regime semiaberto, o bebê de uma recuperanda, este que completou a gestação dentro da APAC Feminina de São João del-Rei e ainda um bebê que é neto do músico Paulo Miranda, que realiza trabalhos voluntários na APAC Masculina e Feminina, dando aula de música e de coral. O músico é o regente e criador do Coral APAC SJDR.

O curso de batismo foi ministrado pelo Padre Roberto Modesto Carneiro, que compõe a Paróquia de Dom Bosco. Tanto o curso, quanto a cerimônia foram realizados na nossa capela, que foi inaugurada há mais de um ano.

A espiritualidade é o 5º Elemento da APAC e tem como objetivo despertar o sentido de vida, o amor ao próximo e a construção de uma vida frente às pregações de bondade, renovação, fé e amor. 

APAC de Caratinga recebe comitiva do ES

A APAC de Caratinga recebeu, dia 18 de outubro,  uma grande comitiva do Espírito Santo: Juízes, promotores, voluntários e diretores prisionais, além do presidente da APAC Feminina de Cachoeiro do Itapemirim, Sr. Ademir Torres. Vieram com o objetivo de conhecer melhor a metodologia APAC.

Foram recepcionados também pela FBAC e por Dr. Luis Carlos, do programa Novos Rumos. Dr. Luiz Carlos explicou-lhes sobre a importância da metodologia APAC e a parceria com o Tribunal de Justiça de MG. Com muito entusiasmo e convicção Dr. Luiz Carlos contagiou a todos. 

Pr. Elan Tebas, presidente da APAC de Caratinga, os acolheu, acompanhou durante a visita, e explicou-lhes sobre a importância da FBAC para a caminhada das APACs. Pr. Elan os convidou a ficarem sempre em contato com a FBAC e serem fieis a ela, pois sempre lhes ajudará na correta aplicação da metodologia.

A APAC de Caratinga os agradece por esta visita e se coloca à disposição para acolher todos que queiram conhecer melhor a metodologia, a fim de aplicá-la em suas realidades. Estamos juntos! 

 


Outras notícias

APAC de São João del-Rei promove batizado coletivo

01-11-2018

No sábado, 20 de outubro, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de...

Leia mais

Inauguração da “Brinquedoteca Semente do Amanhã”

16-10-2018

         Na sexta-feira e no domingo, 12 e 15, a APAC de...

Leia mais

FBAC realiza curso para Encarregados de Segurança

29-08-2018

Em Parceria com o Tribunal de Justiça de MG, o Programa Novos Rumos, a FBAC ...

Leia mais

Formatura do Curso de Mecância acontece na APAC de Januária

14-08-2018

A APAC de Januária realizou a cerimônia de formatura e a entrega dos certificados aos...

Leia mais

APAC de São João del-Rei participa de workshop no SESC São Paulo

04-07-2018

No último sábado, 30, uma equipe de funcionários e um recuperando da APAC Masculina de...

Leia mais

APAC de São João del-Rei encerra o VII Curso de Formação de Voluntários

20-06-2018

No último sábado, 16, a APAC de São João del-Rei realizou a cerimônia de encerramento...

Leia mais

Representantes da segurança e da justiça federal de Uberaba conhecem a APAC Frutal

04-06-2018

Representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública e da justiça federal de Uberaba visitaram esta...

Leia mais

JUIZ JOÃO MATOS APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE O MÉTODO APAC EM PARÓQUIA DE SANTANA

14-05-2018

“Do amor ninguém foge – a experiência da APAC no Brasil” foi o tema de...

Leia mais

Colaboradores e recuperandos fazem exames no Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão

02-05-2018

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, colaboradores e recuperandos da Associação de...

Leia mais

FBAC realiza capacitação para funcionários na APAC de São João del Rei

25-04-2018

As APACs masculina e feminina de São João del Rei/MG receberam a capacitação para seus...

Leia mais

APAC de Pirapora realiza II Jornada de Libertação com Cristo

09-04-2018

A APAC de Pirapora/MG realizou, dos dias 5 a 8 de abril, a II Jornada...

Leia mais

APAC de Varginha realiza várias reuniões em 2018

03-04-2018

Membros da APAC de Varginha reunem-se mensalmente para avaliar e programar suas atividades. Normalmente as...

Leia mais

Homenagem a Dona Cleuza

28-03-2018

"Pelos frutos conhecereis a árvore." Mateus 7,16 Faleceu dia 27 de março Dona Cleuza, mãe do...

Leia mais

Seminário de Estudos e Conhecimento do Método APAC para Voluntários Visconde do Rio Branco…

22-03-2018

Nos dias 16 a 18 de março de 2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de...

Leia mais

APAC Frutal conta agora com fábrica de blocos de cimento

19-03-2018

Quem deseja conquistar o sonho da casa própria ou reformar um imóvel possui agora em...

Leia mais

APAC feminina deverá estar pronta em junho deste ano

20-02-2018

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal está correndo contra o...

Leia mais

Completam-se 37 anos do martírio de Franz de Castro

14-02-2018

Hoje completam-se 37 anos do martírio de Franz de Castro. Franz viveu e morreu por...

Leia mais

Cardeal do Rio de Janeiro visita APAC de Itaúna

09-02-2018

No dia 31 de janeiro a APAC de Itaúna recebeu a visita do Cardeal do...

Leia mais

Natal do Tio Flávio Cultural na APAC Santa Luzia

17-01-2018

No dia 19/12, como acontece todos os anos, os voluntários do Tio Flávio Cultural foram...

Leia mais

Recuperando da APAC de São João del-Rei vence o Festival da canção

06-11-2017

Aconteceu hoje, 27 de outrubro, na APAC SJDR a final do Festival da Canção. A...

Leia mais

Seminário do Método APAC será realizado em Pelotas/RS

06-11-2017

A cidade de Pelotas/RS receberá nos dias 17, 18 e 19 de novembro o Seminário...

Leia mais

Comitivas visitam APAC de SJDR

30-10-2017

Na última semana a APAC de São João del-Rei recebeu a visita de três comitivas,...

Leia mais

APAC de Pedreiras realiza curso para recuperandos

23-10-2017

Aconteceu no Centro de Reintegração Social de Pedreiras, nos dias 17 a 19 de outubro...

Leia mais

APAC juiz de fora se articula para inciar APACs masculina e feminina

03-10-2017

Boas notícias para Juiz de Fora e região da Zona da Mata! Avançam os entendimentos...

Leia mais

Tradicional “Dia da Pizza” da APAC Frutal mobiliza colaboradores, recuperandos e a sociedade

11-09-2017

Já há alguns anos a sociedade frutalense se acostumou a contribuir com um dos mais...

Leia mais

Diretora da APAC é homenageada pela Câmara de Frutal com Moção de Aplausos e Reconhecimento

05-09-2017

A diretora da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC Frutal, Paula Queiroz,...

Leia mais

APAC de Rio Piracicaba realiza semana da saúde

07-08-2017

A APAC de Rio Piracicaba realizou, de 1 a 6 de agosto, a semana da...

Leia mais

Colabore

31-07-2017

A FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - não mede esforços para atingir...

Leia mais

Programa Regresso nas APACs de Campo Belo e Governador Valadares

21-06-2017

Em uma iniciativa do Minas Pela Paz e Escola Móvel SESI/SENAI, iniciam hoje dois cursos...

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 003/2017 APAC DE INHAPIM/MG

14-06-2017

A APAC de Inhapim/MG, unidade masculina, no uso de suas atribuições, com fim de contratar...

Leia mais

Parceiros

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg