FBAC e APACs fazem luto
FBAC e APACs fazem luto em virtude do falecimento da ex-presidente e voluntária benemérita da APAC de Manhumirim.
Veja portaria
Conclusão da Jornada da Esperança é realizada na Sede Administrativa da FBAC
No dia 11 de setembro de 2020, dia do aniversário de nascimento do fundador das APACs, Dr. Mário Ottoboni, a FBAC deu início a Jornada da Esperança. Com a celebração, presidida pelo bispo Dom José Walmor César Teixeira, da Diocese de São José dos Campos, a Cruz Peregrina e o Quadro do Servo de Deus, Franz de Castro, percorreu todas as APACs de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Ao receber a Cruz Peregrina e quadro de Franz de Castro, as APACs organizaram celebrações, gincanas, festas, músicas e diversas atividadades. Em tempos de pandemia e desânimo, devido ao isolamento social, a presença da Cruz Peregrina e Quadro de Franz de Castro, imprimiram esperança, alento e serenidade nas APACs e nos corações dos recuperandos, familiares, funcionários e voluntarios do movimento apaqueano.
No dia 14 de fevereiro de 2021, data comemorativa dos 40 anos de mártirio do Servo de Deus, Franz de Castro, a Cruz Peregrina e o Quadro chegaram na FBAC e foram abençoados em uma celebração solene na sede Administrativa da FBAC. Foi presidida pelo Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José José Carlos, e concelebrada pelo Bispo de Januária, Dom José Moreira, pelos Padres Gilmar Pinheiro, Amarildo José e Dimas de Paula.
"Se não fosse morto em 14 de fevereiro de 1981, Franz de Castro estaria aqui para celebrar conosco o sucesso das APACs. Mas celebra conosco de lá e nos deu um belo testemunho que por boas causas vale a pena viver e morrer. Uma dessas causas é a APAC. Outro que nos acompanha e pode fazer mais por nós agora, do que antes, é Dr. Mário Ottoboni. Antes fazia somente o que estava ao alcance de seus braços. Agora, comungando na comunidade dos justos, pode interceder pelas APACs. A APAC juvenil é o resultado da boa amizade entre Mário Ottoboni e Deus." Disse Dom José Carlos.
Transmitida online para mais de 4000 pessoas, a celebração foi agraciada pelo coral da APAC masculina de Itaúna e pela homenagem feita a Franz de Castro pelos ex-recuperandos e funcionários da FBAC, Ubirajara Rabelo e Rinaldo Cláudio, e pela música em homenagem a Franz de Castro, escrita e cantada pelo recuperando Cleuber, da APAC de Pirapora.
"Gostaríamos que todo dia 14 de fevereiro seja o dia da peregrinação das APACs até Itaúna, para conhecer o Memorial de Dr. Mário e a Cruz da Esperança de Franz de Castro. Queremos agradecer todas as APACs, que fizeram da Jornada da Esperança, momento profundo de encontro com Deus e conversão. Muito obrigado!" Ressaltou Valdeci Ferreira, Diretor Geral da FBAC.
Participou da celebração o juiz da Comarca de Itaúna, Dr. Adelmo Bragança de Queiroz, diversos presidentes de APACs, recuperandos, ex-recuperandos, voluntários, funcionários e familiares dos recuperandos.
FBAC realiza Capacitação interna para seus Inspetores de Metodologia e outros colaboradores
A FBAC, no período de 02 a 05 de fevereiro de 2021, realizou Capacitação interna para seus Inspetores de Metodologia, abordando desde questões do Método APAC até relações humanas interpessoais. Além dos inspetores de metodologia da FBAC, participaram também os colaboradores do CIEMA – Centro Internacional de Estudos do Método APAC e a coordenadora do Programa “A Viagem do Prisioneiro”.
O curso contou com a colaboração do Diretor-geral da FBAC, Valdeci Ferreira que abordou os temas “Como falar em público e Lei anticrime”.
Também participaram os Diretores Executivos de Metodologia, Roberto Donizetti e de Gestão, Ari de Jesus, abordando respectivamente os temas “Pastoral de Conflito / Coerência na solução de problemas” e “Gestão Pessoal”.
Os Gerentes de setores da FBAC, Tatiana Faria, Wellington Alves, Mariene Padilha, Daniel Luiz, Marcelo Moutinho e Rinaldo Guimarães também contribuíram com abordagens relacionados com a metodologia APAC, gestão financeira e jurídica, e informatização de processos.
Destaca-se também a participação do diretor da MELT Comunicações, Edinho, grande parceiro da FBAC e APACs, trazendo para os participantes uma exposição de “Apresentação da imagem FBAC / APAC” em seus diversos públicos focos.
Em resumo, foram 04 dias de um treinamento inovador com a participação dos próprios cursistas como também monitores, dividindo entre eles temas do método APAC e momentos de espiritualidade, temas estes norteados pelas obras “Vamos Matar o Criminoso?” e “O preso poderá condená-lo”.
“União, conhecimento, gratidão, ânimo, motivação, força, entre outros”, foram as palavras chave que os participantes do curso definiram o grande momento interno da FBAC.
Com certeza este foi mais um momento para os colaboradores da FBAC se aprimorarem em conhecimentos diversos, afinal “Nunca sabemos o suficiente, sempre temos um espaço vazio para o aprendizado”.
FBAC realiza I Curso de Conhecimento e Aperfeiçoamento para os recuperandos da APAC de Manhumirim-MG
Aconteceu no período de 27 a 29 de janeiro de 2021, o I Curso de Conhecimento e Aperfeiçoamento do Método APAC para os recuperandos da APAC de Manhumirim-MG, ministrado pela FBAC. O curso foi coordenado pelo Gerente de Relações Institucionais da FBAC, Rinaldo Guimarães e pelo Inspetor de Metodologia da FBAC, Matheus Cunha.
Com a presença de 44 recuperandos, o curso abordou pela primeira vez, a forma correta e fiel de se aplicar o método APAC, com a apresentação minuciosa dos 12 Elementos, do Decálogo e dos Regulamentos Disciplinar e Administrativo.
Na oportunidade, estiveram presentes a Juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Manhumirim, Drª Rafaela e também do Promotor representante do Ministério Público, Dr. Gustavo. Conforme palavras da Juíza, Dra. Rafaela, “este é um momento importantíssimo para a consolidação da APAC de Manhumirim, onde os conceitos metodológicos da APAC estão sendo abordados para uma exitosa recuperação”. Já o representante do MP, Dr. Gustavo destacou a importância da APAC em se consolidar junto à FBAC, o que garantirá maior respaldo para a busca de grandes parceiros.
A presidente da APAC, Kilza Hortz agradeceu à FBAC pela realização do curso e reiterou que a APAC de Manhumirim irá caminhar seguindo todas as orientações da FBAC.
Ao final do curso, o recuperando Jovilson foi agraciado com a sua progressão de regime para o Regime Semiaberto, fazendo com que as janelas de esperança fossem abertas no coração de todos os recuperandos participantes.
FBAC realiza curso do Método APAC para recuperandos na APAC de Santa Luzia
A FBAC através dos seus colaboradores Rinaldo Guimarães, Daniel Luiz e Kátia Dias, ministrou no período de 20 a 22 de janeiro/2021, o Curso de Conhecimento e Aperfeiçoamento do Método APAC para recuperandos, na APAC de Santa Luzia/MG. O curso contou com a participação de 147 recuperandos e a maciça presença da equipe de funcionários.
Com o tema “A oportunidade nunca estará presente no meio dos que fogem”, o curso destacou a importância do método APAC para aqueles recuperandos que realmente querem uma mudança de vida, buscando nas oportunidades de estudo, qualificação profissional, valorização humana, retomada familiar, etc. suporte para a perfeita reinserção social.
O presidente da APAC de Santa Luzia, José Maria, destacou a presença da FBAC nas atividades metodológicas na APAC, principalmente nos cursos, refirmando assim a importância das APACs caminharem junto com a FBAC.
Já a juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Santa Luzia, Dra. Arlete Coura, destacou a exitosa participação da FBAC no processo de ajuste metodológico na APAC, o que garante mais harmonia no trabalho interativo entre APAC, Ministério Público e Poder Judiciário.
Segundo a Encarregada de Tesouraria, Sra. Bruna: “Foi um curso leve, gostoso de participar”.
De acordo com o recuperando Diego, o curso ministrado pela FBAC foi algo jamais presenciado por ele onde o mesmo presenciou amplo conhecimento não só do método APAC mais da vida, bem como alegria, humildade e grande espiritualidade. Conforme palavras dele: “Hoje voltei ao primeiro amor pela APAC”.
Na visão da equipe da FBAC, o curso demonstrou que com alegria e humildade, todos os envolvidos na missão APAC são capazes de ensinar e aprender e a APAC de Santa Luzia apresentou ter uma das grandes qualidades para o sucesso do método, ou seja, a união entre todos os envolvidos (recuperandos, funcionários, voluntários e diretores).
Projeto garante melhoria da produtividade na APAC de Manhuaçu
A APAC está presente em Manhuaçu e viabiliza a recuperação e a reintegração social de condenados. O trabalho interno é intenso. Além de reger todos os movimentos dos recuperandos e das visitas, de administrar recursos financeiros e suprimentos, de gerenciar as atividades educacionais e laborativas, a instituição possui a obrigatoriedade, por lei, a se reportar à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), ao Tribunal de Justiça, ao Ministério Público e à FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), responsável em gerir o método APAC.
Muitas dessas tarefas estavam sendo executadas contando puramente com a capacidade intelectual dos colaboradores. Em momentos de grande demanda, ou, na ausência de um colaborador, era perceptível a sobrecarga e o tempo adicional na execução do serviço. Enxergando a necessidade de melhorias, a Presidente da APAC de Manhuaçu, Dra. Denise Oliveira , iniciou, no final de 2019, um projeto para solucionar tais problemas e identificar outros pontos que poderiam melhorar a eficiência da instituição.
A presidente APAC convidou o professor e engenheiro Renan Evangelista, mestre em Engenharia de Produção e autor de dois livros sobre o tema para avaliar os processos e propor melhorias na produtividade. Numa imersão local, desenvolveram as ações. Foram realizadas entrevistas com os colaboradores, a análise de normas e documentos e observadas como as atividades eram executadas. Assim, foi possível mapear os processos de trabalho, identificar os mais críticos e buscar alternativas para otimizá-los.
“O trabalho estava se tornando maçante, desgastando a equipe. Foi uma oportunidade de reflexão de identificarmos como estávamos trabalhando e se algo podia melhorar. Sem interromper as atividades, transformamos e, todos percebem que as atividades agora estão mais dinâmicas.”, disse a Dra. Denise.
Uma das modificações implementadas foi a geração dos relatórios enviados para os diversos órgãos os quais a APAC precisa se reportar. Antes do projeto, o preenchimento era manual e a partir de solicitações para as diferentes áreas. Agora, não existe mais o preenchimento isolado de campos para um relatório. A partir das atividades dos processos de trabalho em cada setor (Atendimento Jurídico, Atendimento Médico, Oficinas, Inspeção, por exemplo), as informações geram os relatórios automaticamente.
Segundo Evangelista, “a filosofia que nos baseamos para este projeto foi o Pensamento Lean para Escritórios. Com origem no Japão, utiliza diferentes técnicas para identificar e eliminar qualquer tipo de desperdício, inclusive aqueles que não enxergamos.”.
O próximo passo do projeto será o desenvolvimento de algumas ferramentas para atender áreas específicas, alinhadas aos processos de trabalho. A partir da essencial participação dos colaboradores, tais processos serão ajustados e preparados para continuamente serem melhorados.
Completam-se dois anos de falecimento do fundador das APACs, Dr. Mário Ottoboni
Completam-se dois anos do falecimento do fundador das APACs e ideializador de seu Método, Dr. Mário Ottoboni. A terra perdeu um grande homem, mas as APACs ganharam um intercessor, nos céus. Totalmente dedicado, Dr. Mário não mediu esforços para o sucesso das APACs. Dedicou-se completamente, transformando paradigmas, convencendo autoridades e convertendo corações, a fim de convencer todos que o encontravam que "Ninguém é irrecuperável!"
Neste dia, todas as APACs se dobram em oração, agradecendo a Deus pelo dom da Vida de Dr. Mário Ottoboni. Que nesta data difícil, Deus console os corações de seus filhos, netos e todos os familiares. E ainda, que cada recuperando, funcionários, voluntários e parceiros das APACs sintam-se motivados para continuar esta obra, que é de Deus.
As 19 horas haverá missa em sua memória na Igreja Matriz de São José dos Campos. Não será transmitida ao vivo, mas estaremos juntos em nossos corações.
Faleceu Dom Euzébio, bispo voluntário das APACs
A FBAC recebeu com pesar, a notícia do falecimento da morte de Dom Euzébio Oscar Sheid.
D. Euzebio iniciou sua missão apostólica como Bispo em São José dos Campos -SP, oportunidade em que conheceu a APAC e se tornou dela um voluntário. A pedido de Dr. Mário Ottoboni, escreveu a Oração dos recuperandos e a Oração do Apóstolo dos presos e condenados, recitadas diariamente pelos recuperandos de todas as APACs, funcionários e voluntários. Atualmente, Dom Euzébio era Bispo Emérito do Rio de Janeiro.
Ele faleceu, mas seu testemunho permanece em nossos corações. Descanse em paz!