Audiência Pública

Tio Flávio Cultural na APAC de Sete Lagoas

     A APAC de Sete Lagoas recebeu o Tio Flávio para uma nova palestra, no dia 26 de abril, que teve como objetivo levar os recuperandos a refletirem sobre a importância da APAC em suas vidas e na das suas famílias.

     Com frases de impacto e imagens que sensibilizam, a palestra leva as pessoas a rir e pensar, principalmente que cada um é responsável pelo seu próprio roteiro de vida. Ao final, os recuperandos homenagearam o voluntário com músicas e a benção, que o Tio Flávio adora receber.
     As palestras acontecem através de uma parceria das APACs, FBAC, Minas pela Paz, Senac-MG e Tio Flávio Cultural.

Com o tema "Refletir Para Humanizar", Apac Frutal realiza o 1º Festival da Canção Prisional

Na última quarta-feira, 19, a Apac Frutal sediou o 1º Festival da Canção Prisional. O evento foi idealizado a partir do convite da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização para participar do 1º Festival da Canção Prisional – o “FESTIPRI” – com o tema “Refletir Para Humanizar Por Intermédio da Musicalidade.”

Com o intuito de facilitar na escolha de uma canção, a Apac de Frutal realizou internamente o festival com a finalidade de escolher a melhor música que representará a unidade em nível regional. O evento foi organizado pela coordenadora pedagógica, Andrea Ribeiro, e contou com a participação da diretoria, funcionários e demais convidados

Os jurados Maria José Lacerda (integrante da diretoria), Jader Sabino (Secretário Municipal de Recursos Humanos e ex-integrante da diretoria da Apac Frutal), Gabriela Amorin (musicista e estudante de jornalismo), Pablo Barcelos (músico e Assessor de Comunicação da UEMG Frutal) e Edmar Reis (musicista) tiveram a tarefa de avaliar os seguintes critérios: letra, música, originalidade, tema, desenvoltura no palco, interpretação/expressão, voz/afinação e interação com a plateia.

Apesar do pouco número de participantes, o evento alcançou o objetivo de valorizar e contribuir para a reinserção social dos recuperandos por meio de suas habilidades artísticas, trabalhar a autoestima, o senso de responsabilidade, o comprometimento e a criatividade dos recuperandos.

Após a apresentação dos 4 recuperandos inscritos e dos jurados Gabriela Amorin, Pablo Barcelos e Edmar Reis as notas dos quesitos avaliados foram contabilizadas pela organizadora do evento chegando a um empate técnico entre dois recuperandos. Em caso de empate, como previa o regulamento, o quesito responsável pelo classificação seria o da letra/composição e sua pertinência quanto ao tema do festival exigido. O uso do critério consagrou como vencedor o recuperando do regime fechado Sidney Aparecido Ferreira com a letra “Testemunho de Duas Vidas.”

Abaixo, segue a ordem de classificação dos participantes:

1º lugar – Música: Testemunho de Duas Vidas. Compositor: Sidney Aparecido Ferreira. Intérpretes: Sidney Aparecido Ferreira, Vanderson Vieira, Márcio França e Alan Kardec.

2º lugar – Música: Vou Além. Compositor: Raphael Soares Queiroz. Intérpretes: Raphael Soares Queiroz, Marcio França e Vanderson Vieira.

3º lugar – Música: Humanidade Divina. Compositor: Diogo Rafael Ramos. Intérpretes: Diogo Rafael Ramos, Valderício Andrade Silva, Anderson Silva Celestino e Flavio Julião Marques.

4º lugar – Música: Não somos Diferentes. Somos Filhos de Deus Pai. Compositor: Rodrigo Oliveira Silva. Intérpretes: Rodrigo Oliveira Silva, Alan Kardec e Sebastião Paulo.

APAC de Pirapora realiza reunião no Fórum da Cidade

A APAC de Pirapora realizou, no dia 27 de Abril, uma Assembléia com a comunidade de Pirapora no fórum da cidade. A Assembléia foi convocada pela presidente da Apac, Sra. Kátia Cristiane Santos Castro e pelo Juiz da Comarca, Dr. Carlos Renato, com a finalidade de mobilizar a comunidade a apoiar a Apac.
A Assembléia foi um momento para partilhar os feitos da APAC, bem como as dificuldades enfrentadas pela instituição na atualidade, tais como: falta de veículo, crise financeira devido à atrasos de repasses e poucos voluntários na istituição. A Assembléia terminou com um convite aberto à comunidade para que visite a APAC e algumas orientações para se firmar parcerias que possam contribuir com a APAC. 

 

Gerente de Relações Institucionais da FBAC participa de reunião com Ministro da Justiça

No dia 19/04/2017, o Gerente de Relações Institucionais da FBAC, Rinaldo Cláudio Guimarães esteve em Brasília participando de uma reunião com o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio. Na reunião também estiveram presentes o Deputado Federal - Eros Biondini, o Diretor de Políticas Penitenciárias do DEPEN – Jefferson de Almeida, o Diretor da Fundação AVSI - Jacopo Sabatiello, o Diretor de Políticas de APACs e Cogestão - Mateus Cunha e o Presidente da APAC do Distrito Federal – Lucinei Pereira, além de representantes das Comunidades Terapêuticas em âmbito nacional.

O objetivo principal da reunião foi alinhar as tratativas para a liberação de recursos financeiros visando a construção de cerca de 50 APACs espalhadas pelo Brasil. Durante a reunião também foi abordado a possibilidade de se elaborar um novo projeto arquitetônico, feito pelo DEPEN com base na Resolução nº 09/2011 – DEPEN, adaptado de acordo com o Método APAC.

Na questão da liberação de recursos para as APACs, o governo federal estuda a melhor forma, dentro da legislação federal, de realizar o referido repasse. Para isto, o Ministro disse que está envidando esforços no sentido de acelerar Projeto de Lei do Senador Anastasia, que altera a Lei de Execução Penal Brasileira, de modo a inserir as APACs como estabelecimentos prisionais reconhecidos legalmente em âmbito federal.

Ao final, o Ministro Osmar Serraglio declarou que “o governo Temer pretende expandir o método APAC, viabilizando a construção de cerca de 50 APACs no Brasil”.

Dra. Tatiana representa FBAC na Itália

Dra. Tatiana Flávia Faria de Souza, Gerente Jurídica e de Convênios da FBAC, representou a FBAC em Milão, na Itália, em dois eventos.

Segundo Dra. Tatiana, o primeiro ocorreu na Universidade Católica de Milão (Universita Cattolica del Sacro Cuore de Milano), com organização do Movimento Comunhão e Libertação, para apresentação da mostra "Do amor ninguém foge", Dall´amore nessuno foge, que já foi exposta no Meeting de Rimini.

No período de 18 a 28/04 a mostra fica exposta no campus da Universidade, e no dia 20/04, houve encontro presencial, para apresentação da mostra, explicando a origem do título "Do amor ninguém foge", e uma breve exposição sobre o que é a APAC, resultados alcançados, parcerias, e a metodologia utilizada para tanto.

Essa apresentação teve a participação Dra. Tatiana, da FBAC, Padre Claudio Burgio, sacerdote, católico e Presidente da Associazone Kayros onlus, que realiza um trabalho humanizador com os menores infratores, no presídio Beccaria di Milano, e Stefano Piatti. Ele é formado na Faculdade de Jurisprudência da Universidade Católica e já realiza trabalhos voluntários em presídios de Milão.

Stefano esteve no Brasil por três meses para conhecer a realidade das APACs, e neste encontro deu um testemunho belíssimo sobre essa experiência, ressaltando os resultados positivos alcançados pelo projeto no Brasil.

Dra. Tatiana participou também de outro evento, ocorrido no Centro Cultural de Milão, com o título "Di Giorno non ti colpisà il sole, né la luna di notte - Carceri: Incontiamo l´esperianza brasiliana delle apac". O título faz referência ao salmo 121.

Além de Dra. Tatiana, participaram como debatedores Fábio Morlano, membro da Associação Encontro e Presença; Patrícia Colombo, da Cooperativa Homo Faber, os quais representam entidades que já trabalham nos presídios da Itália, com o propósito de humanização do cumprimento da pena no país.

O diretor do presídio Bollate, conhecido por seus reduzidos índices de reincidência, face às experiências humanizadoras já aplicadas, também esteve presente ao evento e deu seu testemunho sobre o interesse no trabalho da APAC.

Segundo Dra. Tatiana “já há projetos humanitários sendo aplicados na Itália, criando um solo fecundo para a implantação de APACs. Existe uma equipe muito mobilizada para o encontro com o preso na Itália. No entanto há várias dificuldades para implantação da metodologia, visto que existem muitos entraves burocráticos e legais que se espera superar. O país, a princípio, não permite que uma entidade privada administre prisão, com sede própria, sem polícia. Há que se estudar a legislação e encontrar maneiras de superar este desafio. Por outro lado há grande dificuldade sobre o elemento da espiritualidade por dois motivos: o primeiro diz respeito ao fato de que a Itália se configura como um Estado Laico, dificultando práticas de espiritualidade ou expressões religiosas nos presídios. O segundo diz respeito à forte presença do islamismo dentro das prisões, o que exigiria um diálogo e adaptação da metodologia a partir de um diálogo inter-religioso. A FBAC irá continuar acompanhando a Itália, acreditando que Deus irá abrir portas para a implantação da APAC naquele país.”

    

Portugal dá grandes passos para consolidar a APAC

A FBAC recebeu notícias de Portugal e partilha com todos apaqueanos. Estamos felizes porque mais este país caminha para consolidar a APAC e o cumprimento de pena com dignidade. Estamos juntos!  

============================ 

Caros Amigos, 
Espero que se encontrem bem e que o vosso 2017 tenha começado tão cheio de força e de energia como o nosso começou.
Lançámos recentemente o nosso website - sugestões, comentários, opiniões e partilhas são muito bem vindos! Estamos a desenhar novos projetos e a fortalecer a nossa estratégia (ainda mais ambiciosa) para os próximos anos! Publicámos um extenso artigo que pretende desmistificar a metodologia APAC, que é a razão de ser do nosso nome. Aumentámos a equipavisitámos um conjunto de casas APAC em Itália e ainda apoiámos a reinserção de um ex-recluso que esteve preso em Itália nos últimos 4 anos.

SITE
O nosso site foi construído e posto no ar em menos de 10 dias, graças ao esforço e dedicação de várias pessoas da equipa. Este é um marco importante da APAC Portugal pois temos agora a possibilidade de partilhar com todos tanto a metodologia APAC como os projetos que estamos a implementar.
ETIPAC
“Sinto-me bem comigo, tiro forças para enfrentar a situação em que me encontro”, Participante etiPAC. 
O etiPAC não poderia estar a correr melhor. Com 10 sessões já implementadas, são já vários os reclusos entusiasmados com a continuidade do projeto. Estão por isso a ser desenhados novos programas de valorização humana para serem apresentados e aprovados pela DGRSP.

 

MÉTODO APAC É TEMA DA SEMANA CALOUROSA DA UEMG FRUTAL

Entre os dias 03 a 07 de abril, a Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal foi palco de diversas aulas, palestras e minicursos. Conhecida como Semana Calourosa, os primeiros dias letivos do ano foram dedicados à recepção dos calouros e a integração dos cursos oferecidos na unidade.

Para falar sobre a metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados foram convidados a Gerente Administrativa da Apac Frutal, Paula Queiroz, e o coral da unidade composto por recuperandos do Regime Fechado.

Além do método, recuperandos da unidade trocaram experiências com os alunos da Universidade e relataram as principais vivências entre o sistema prisional comum com o método Apac


Augusto Martins

ASSOCIAÇÃO ACOLHENDO SORRISOS DOA OVOS DE PÁSCOA A FILHOS DE RECUPERANDOS DA APAC DE ITAÚNA

     Um grupo de voluntários se uniram para fazer uma boa ação nessa Páscoa para os filhos de pessoas que cumprem pena na APAC de Itaúna.  Através de doações os voluntários da Associação Acolhendo Sorrisos conseguiram fazer ovos de Páscoa para distribuir para as crianças que visitam os pais na APAC masculina e feminina. 

     O objetivo do “Acolhendo Sorrisos” é levar alegria e distração a crianças itaunenses. A vice- tesoureira da associação, Carolina Aparecida Ribeiro, conta que a iniciativa surgiu da vontade dela e os pais em realizar um trabalho na APAC. “Infelizmente muitas pessoas ainda tem preconceito e eu sempre quis fazer um trabalho na APAC, porque as crianças não tem culpa do erro dos pais e muitas pessoas não enxergam isso. Muitos negam ao saber para onde vão as doações, mas apenas agradeço e sigo em diante, pois vivemos em um mundo onde ninguém está isento de nada.”, explicou.  

     O ato sensibilizou os recuperandos que ficaram agradecidos pela ação dos voluntários. “Foi uma ação muito bacana de solidariedade conosco, porque somos julgados pela sociedade e mesmo assim eles lembraram de nós, dos nossos filhos. Eu não teria condição de comprar ovos para todos meus filhos e enteados, então eles ficaram sem ganhar nenhum ovo de Páscoa. Gostaria de agradecê-los, em nome de todos os recuperandos”, comentou emocionado, o recuperando do regime fechado, D.L.F de 27 anos, que tem três filhos e dois enteados. 

     Os membros da associação se reúnem uma vez ao mês em uma sede que fica na Várzea da Olaria. Durante o ano são realizados vários eventos voltados para arrecadação de verba para realizar rua do lazer, visitas nas comunidades, além disso uma vez ao ano é realizado um encontro com crianças carentes, entre outros projetos

     Quem quiser fazer parte da associação ou fazer doações pode entrar em contato pelo telefone: (37) 3242-7664 ou 99859-1945.

Outras notícias

APAC de Imperatriz realiza curso para voluntários

30-03-2017

II Curso para formação de voluntários e alguns artesanatos feitos por recuperandos do regime fechado.

Leia mais

APACs de Itaúna recebe visita da Itália

27-03-2017

Nessa quarta-feira, 22, a APAC de Itaúna recebeu com muito prazer visitantes da Itália, que...

Leia mais

APAC EM MINAS GERAIS RECEBE VISITA DE EMBAIXADOR ITALIANO

24-03-2017

Na ocasião, foi apresentada a aplicação da metodologia apaquiana e também rotina dos recuperandos “Foi uma...

Leia mais

Recuperandas da APAC Feminina de Itaúna concluem Curso de Costureira

03-03-2017

Na manhã desta quinta-feira,16, foi realizada na APAC Feminina de Itaúna uma cerimônia de formatura...

Leia mais

APAC de Varginha dá passos para se consolidar

03-03-2017

Dia 02/03/2017, foi realizada a reunião mensal da APAC Varginha. Recebemos a visita do Presidente...

Leia mais

APAC de Conselheiro Lafaiete realiza formatura de Curso Básico de Mecânica de automóveis

03-03-2017

A  Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Masculina de Conselheiro  Lafaiete/MG, com...

Leia mais

"Onde tem oração, tem vitória!"

23-02-2017

No dia 17 de Fevereiro, ocorreu na APAC de Pedreiras - MA, o encerramento da...

Leia mais

DIRETOR EXECUTIVO DA FBAC VISITA APAC NO MÉXICO

21-02-2017

Durante os dias 16 a 18 de fevereiro, o Diretor Executivo da FBAC, Sr. Valdeci...

Leia mais

Recuperandas da APAC Feminina de Itaúna concluem Curso de Costureira do Vestuário SESI/SENAI

20-02-2017

Na manhã desta quinta-feira,16, foi realizada na APAC Feminina de Itaúna uma cerimônia de formatura...

Leia mais

Recuperandos da APAC de Frutal reformam bebedouro de escola

15-02-2017

Quero muito agradecer aos recuperandos da APAC Frutal, que contribuiram para a reforma do bebedouro da Escola...

Leia mais

A Vida é Mais Forte que a AIDS.

15-02-2017

No dia 9 de fevereiro, pela manhã, a equipe do CTA (Centro de Testagem e...

Leia mais

FBAC PARTICIPA DE ENCONTRO COM CONSULTORES DA BTA

13-02-2017

Na manhã do dia 09 de fevereiro, parte da equipe da FBAC participou de um...

Leia mais

Sejus estuda implantar método Apac no sistema prisional do Piauí

12-12-2016

Representantes da Secretaria visitaram a Apac de Timon Nesta segunda-feira (5), representantes da Secretaria de Justiça...

Leia mais

Reincidência de apenados da APAC é menor que do sistema convencional

12-12-2016

Em Ji-Paraná, APAC foi implantada há um ano e já atendeu 305 apenados.Reincidência é de...

Leia mais

Sete Orações que os líderes devem fazer

12-12-2016

O Diretor Executivo da PFI, Frank J. Lofaro, nos escreve as "Sete Orações que os...

Leia mais

APAC DE GOVERNADOR VALADARES REALIZA SEMANA DA SAUDE

06-12-2016

Entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro aconteceu a Semana da Saúde...

Leia mais

APAC de Rio Piracicaba inaugura DVDTeca

30-11-2016

A APAC de Rio Piracicaba inaugurou a DVD Teca e iniciou o curso de confeiteria...

Leia mais

Feira de ciências - APAC Manhuaçu

30-11-2016

A Escola Estadual São Vicente de Paulo com seus professores e alunos, através do seu...

Leia mais

Novembro azul APAC de Arcos

28-11-2016

Aconteceu na APAC de Arcos a palestra com Dr. Gustavo (Clínica Segmetra) sobre Câncer de...

Leia mais

Muita emoção em palestra do Tio Flávio na APAC de Governador Valadares

28-11-2016

"Quem inventou a grade não sabe a dor da saudade". Está é uma das frases...

Leia mais

APAC de Rio Piracicaba Feminina elege nova diretoria

21-11-2016

A nova diretoria da APAC Feminina de Rio Piracicaba foi eleita e tomou posse no...

Leia mais

Aniversário da APAC de São José dos Campos

18-11-2016

No dia 18 de Novembro de 1972 foi fundada a APAC de São José dos...

Leia mais

APAC portuguesa visita TJMG

09-11-2016

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu hoje, 7 de novembro, a visita...

Leia mais

Jubileu dos Encarcerados: milhares de detentos com o Papa em São Pedro

09-11-2016

Cidade do Vaticano (RV) -  “Estamos na reta final e temos agora dois encontros importantes”,...

Leia mais

PROJETO USINA DOS SONHOS REALIZA TRABALHO COM RECUPERANDOS DA APAC MASCULINA DE ITAÚNA

09-11-2016

Uma parceria entre a APAC e a Associação Cultural e Assistencial do Projeto Usina de...

Leia mais

APAC MASCULINA DE ITAÚNA MARCA NOVEMBRO AZUL COM SEMANA DA SAÚDE

09-11-2016

Entre os dias 7 e 11 deste mês será realizado na APAC masculina de Itaúna...

Leia mais

Tio Flávio visita a APAC de Rio Piracicaba

04-11-2016

A APAC feminina de Rio Piracicaba tem o seu funcionamento iniciado recentemente, com dois anos...

Leia mais

MPDFT estuda implementação do método Apac no DF

04-11-2016

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Associação de Proteção...

Leia mais

Parceiros

  • adesita.jpg
  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapMA.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • tjmg.jpg
  • UE.jpg