FBAC
Histórico
Em 1972, na cidade de São José dos Campos - SP, algo de inteiramente novo, inusitado e revolucionário, tinha início no Sistema prisional. Um grupo de voluntários cristãos, sob a liderança do advogado e jornalista Dr. Mário Ottoboni, passou a freqüentar o presídio Humaitá para evangelizar e dar apoio moral aos presos. Tudo era empírico e objetivava tão somente resolver o problema da Comarca, cuja população vivia sobressaltada com as constantes fugas, rebeliões e violências verificadas naquele estabelecimento prisional. O grupo não tinha parâmetros nem modelos a serem seguidos. Muito menos experiência com o mundo do crime, das drogas e das prisões. Mesmo assim, pacientemente foram sendo vencidas as barreiras que surgiam no caminho.
No ano de 1974, a equipe que constituía a Pastoral Penitenciária, concluiu que somente uma Entidade Juridicamente organizada seria capaz de enfrentar as dificuldades e as vicissitudes que permeavam o dia a dia do presídio, capazes de destruir e lançar por terra qualquer iniciativa.
Na oportunidade, sob a égide do então Juiz das Execuções Dr. Sílvio Marques Netto, atualmente desembargador do Estado de São Paulo, foi instituída a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, uma entidade jurídica sem fins lucrativos, com o objetivo de auxiliar a Justiça na execução da pena, recuperando o preso, protegendo a sociedade socorrendo as vítimas e promovendo a Justiça.
Assim, com uma pastoral juridicamente organizada, o preso teria resguardado o seu direito de ser assistido, pois sempre que necessário, a APAC poderia aplicar o remédio jurídico conveniente para garantir este direito.
No dia 09/07/1995 foi fundada em São José dos Campos/SP, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, sob a presidência de Mário Ottoboni. A FBAC é a entidade que congrega, supervisiona e fiscaliza todas as APAC’s do Brasil e orienta a aplicação do Método APAC no exterior. É filiada à Prison Fellowship International – PFI, organização consultiva da ONU para assuntos penitenciários.
Em 18/07/2004, por ocasião do V CONGRESSO NACIONAL DAS APACs, a FBAC foi transferida para a cidade de Itaúna - MG, onde prossegue desenvolvendo o legado surgido em 1972, dos pioneiros do presídio de Humaitá.
Em sua sede própria, totalmente equipada, graças às doações, esforços são envidados para buscar uma maior integração e comunicabilidade entres as APACs.
Com a expansão das APAC,s, a estrutura organizacional da FBAC vem se desenvolvendo para abranger todas as suas filiadas.