Pandemia não impede APACs de realizar o programa "A Viagem do prisioneiro"

Já completam-se quase três meses desde que se notificiou o primeiro caso de corona-vírus no Brasil. O surgimento deste vírus trouxe incertezas e mudanças de hábitos para toda a população. Também no ambiente prisional, muitas foram as dúvidas, angústias e dificuldades, especialmente, devido ao isolamento social e falta de visitas dos familiares dos prisioneiros. As APACs se colocaram, neste cenário, com uma atitude de oração e proação, buscando meios concretos para contribuir na luta contra a covid-19.

As APACs sabiam também, que era importantíssimo cultivar uma espiritualidade forte neste momento, a fim de que todos pudessem passar por isso juntos, com saúde física e mental. Desta forma, as APACs reforçaram o programa "A viagem do prisioneiro" entre os recuperandos e recuperandas. Diante do problema da impossibilidade de receber voluntários no Centro de Reintegração Social, o curso foi ministrado por recuperandos que já foram treinados, ou de forma online, por voluntários, que, de suas residências ministraram o curso.

A FBAC parabeniza todas as APACs, voluntários, funcionários e recuperandos, que não tem medido esforços para superar este momento dificil que vivemos. "Deus é a recompensa." Dr. Mário Ottoboni

O Programa "A viagem do prisioneiro" é um estudo bíblico ecumênico de valorização humana que, por meio do Evangelho de Marcos, apresenta Jesus Cristo, em 8 sessões de duas horas cada, com 3 simples e importantes questões para a vida cristã: Quem é Jesus? Por que Ele veio? O que significa seguí-lo? 

 Adilza Paraízo, coordenadora Nacional do Programa A Viagem do Prisioneiro. 

 

Abaixo seguem fotografias dos recuperandos graduados em algumas APACs. 

APAC feminina de Frutal/MG

APAC de Ji-Paraná/RO

APAC de Lagoa da Prata/MG

APAC de Patos de MInas/MG

APAC de Pedra Azul/MG

APAC de São João del Rei/MG

APAC de Salinas/MG

APAC de Santa Bárbara/MG

 

 

A APAC de Pirapora realiza formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro"

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC Pirapora, realizou no dia 20 de fevereiro de 2020, a solenidade da formatura do Programa “A Viagem do Prisioneiro”. Este programa tem por objetivo: Apresentar Jesus Cristo ao Preso, promover uma experiência profunda de encontro com Deus e criar um discipulado de Cristo, renovando sua esperança e proposito de vida. Nesta cerimônia, tivemos a honra de graduar quarenta e três recuperandos.

O Programa “A Viagem do Prisioneiro” é um Programa da Prison Fellowship Internacional, realizado no Brasil em parceria com a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, baseado no Evangelho de Marcos, as seções do curso visam responder três perguntas: 1. Quem é Jesus? 2. Porque ele veio? 3. O que significa segui-lo?

Segundo a presidente da APAC de Pirapora, Kátia Cristiane, "Este Programa é de suma importância para a APAC, pois proporciona aos recuperandos uma aproximação com Deus e, consequentemente, a busca de melhoras para sua vida. Esperamos que o Deus da Vida abençoe a cada recuperando e seus familiares."

APAC de São João del Rei realiza formatura do Programa "A Viagem do Prisioneiro"

No dia 11 de fevereiro, aconteceu a formatura de facilitadores do programa "A Viagem do Prisioneiro", na APAC em São João del-Rei.

O programa consiste no estudo bíblico ecumênico do Evangelho de Marcos. Uma jornada espiritual que busca responder 3 perguntas: Quem é Jesus? Porque Ele veio? O que significa segui-lo.

Segundo Adilza Paraizo, Coordenadora Nacional do Programa, "a última pergunta quem responde são os participantes". Para ela o resultado é muito positivo, pois a APAC de São João del Rei é assídua na aplicação do Programa, sempre preocupada em inserir os novos recuperandos no programa e multiplicar a experiência. 

"A Viagem do Prisioneiro" é um programa da Prision Fellowship International - Órgão Consultivo da ONU Brasil para questões penitenciárias e está presente em 129 países. No Brasil, a responsável pela realização do programa é a FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, em APACs e prisões convencionais.

 

APAC SANTA MARIA DO SUACUI SEDIA TREINAMENTO DE FACILITADORES DO PROGRAMA A VIAGEM DO PRISIONEIRO

No dia 30 de janeiro de 2020, foi sediado na APAC de Santa Maria do Suaçuí/MG, o treinamento para novos facilitadores do programa A Viagem do Prisioneiro.
Foram capacitadas 22 pessoas, para contribuir na expansão do Programa, nos presídios da região. Participaram do treinamento, voluntários e funcionários da APAC de Santa Maria do Suaçuí e da APAC de Malacacheta, que está em construção, representações religiosas, servidores municipais do serviço de assistência social e uma servidora do sistema prisional, que atua no presídio de São João Evangelista.
A adesão ao programa, tanto por parte dos voluntários, como também dos diretores dos presídios, foi algo muito marcante. Ao término do treinamento, todos os participantes se colocaram à disposição para o trabalho.
Marcos Bernardo, atual facilitador do programa e escolhido para ser coordenador da região, destaca: “Uma chama de esperança foi acesa nos corações de pessoas comuns da sociedade, que talvez já se inquietavam para buscar uma forma de cumprir o que Jesus pede a cada um de nós: (Estive na prisão e foste me visitar...MT 25:36), mas, às vezes se viam impedidas, por não terem um motivo plausível, ou até mesmo por medidas de "segurança". Sem dúvida alguma, o Programa é uma chave que abrirá portões, grades e celas, para que Cristo possa entrar, através destas pessoas. A semente foi plantada e com a graça de Deus, a colheita virá.”
Pastor Kayon também deixou sua contribuição: ”Participar do treinamento da Viagem do Prisioneiro, para mim foi uma das melhores experiências que já tive, porque eu pude ver o poder transformador do Evangelho, que pode ser anunciado através deste curso. Sou grato por ter tido a oportunidade de participar e espero poder propagá-lo. Obrigado ao Senhor nosso Deus e a todos os idealizadores."

APAC de Pouso Alegre feminina conclui curso "A Viagem do prisioneiro"

O Curso "A viagem do prisioneiro" foi realizado na APAC feminina de Pouso Alegre, no período de 13 de agosto a 17 de setembro. Ministrado pela voluntária e facilitadora, Rafaela Marcionilia Ruffo Alcântara, oito recuperandas foram graduadas. 

O curso compõe a metodologia apaqueana, em seu elemento Espiritualidade, tendo por objetivo principal levar as recuperandas das APACs a embarcarem em uma viagem com Jesus Cristo, enfatizando que Jesus também experimentou medo, solidão, alienação e abandono. Além disso o curso reforça o poder da Fé através de Jesus Cristo. 

"Primeiramente começo agradecendo a Deus e a APAC Feminina de Pouso Alegre, que nos proporcionou este curso A viagem dos Prisioneiros. onde pude conhecer a Jesus e seus Milagres. Quando comecei o curso estava um pouco descrente, mas Deus faz tudo certo, porque através do curso pude conhecer a Jesus, que despertou em mim a fé. Percebi que esta fé vai além das grades que me cercam e me faz ter esperança em um futuro melhor." Disse a recuperanda Tatiane de lima Braz Ferola. 

Para a recuperanda Alexandra da Silva, "no curso A Viagem do Prisioneiro eu aprendi muita coisa e alcancei minha cura interior. Aprendi que mesmo dentro de uma prisão, se as pessoas quizerem e abrirem o coração verdadeiramente, Jesus as salva e liberta. Percebi que a pior prisão que existe é a da alma. Esse curso foi a ferramenta que eu precisava para tomar uma decisão na minha vida. Sou eternamente grata por essa chance que APAC Feminina de Pouso Alegre me concedeu. Deus Abençõe a todos."

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • governoMA.jpg
  • isvor.jpg
  • logogoverno.png
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • tjmg.png
  • UE.jpg