Inaugurados Centros de Reintegração Sociais das APACs Masculina e Feminina de Conselheiro Lafaiete

No dia 24 de maio de 2019, foram inaugurados, os Centros de Reintegração Sociais (CRS) das APACs masculina e feminina de Conselheiro Lafaiete. A obra foi resultado de muitas parcerias e muito trabalho. O terreno foi doação da prefeitura de Conselheiro Lafaiete. A APAC contou com várias parcerias, com o suporte do Estado e com mais de 400 mil reais do Tribunal de Justiça. Desta forma, os novos prédios foram construídos numa parceria entre o TJMG, o Juiz da 2a Vara de Execução Penal, Dr. Paulo Roberto e a Diretoria da APAC. Toda a mão de obra foi realizada por voluntários e os recuperandos da APAC, possibilitando construir mais com menos.  

Estiveram presentes recuperandos, familiares, funcionários, voluntários e diversas autoridades, entre elas, o Presidente do TJMG, Des. Nelson Missias de Morais, Deputado Glalycon Franco, que representou o presidente da Assembléia Legislativa, Dra. Célia, Juíza diretora do Fórum de Lafaiete, Dr. Paulo Roberto, juíz da 2a Vara de Execução Penal de Conselheiro Lafaite, Dr. José Aloísio, juiz da comarca de Lafaite, Ten. Coronel Fabiano Rocha, Comandante da 31 BPM, Prefeito Hélio Campos, de Ouro Branco e Prefeito Mário Marcos, de Conselheiro Lafaiete, Major Marco Antonio Silva, presidente da APAC Masculina e Dr. João Vitor Vieira Pinto e Silva, presidente da APAC feminina. 

Des. Nelson Messias enfatizou: "Até o mês de agosto atenderemos a mais de 4.000 recuperandos, num modelo absolutamente humanizado, onde temos retorno, porque o recuperando aqui, é tratado com humanidade e dignidade, e é preparado para o retorno à sociedade."

Para Dr. Paulo "é muito gratificante consolidar a metodologia APAC, através da inauguração dos Centros de Reintegração Sociais das APACs. Podemos afirmar com segurança que nossa APAC hoje é uma alternativa de recuperação. A APAC é algo extraordinário em nossa região. Queremos que a APAC seja modelo e exemplo, para que outras possam ser construidas. Hoje a APAC é a alternativa que temos ao sistema convencional."

Major Marco Antônio explicou que a entrega desta obra é muito importante e está certo que, a partir de agora, haverá mais espaço para aprimorar a aplicação da metodologia APAC. Ele agradeceu aos presentes e explicou que esta obra é fruto do empenho e confiança de muitos voluntários e parceiros, que sempre apoiaram a APAC, principalmente nos momentos de mais dificuldade. 

Com capacidade para acolher 185 recuperandos, a APAC Masculina de Conselheiro Lafaite foi fundada em 20 de julho de 2003. A APAC feminina, por sua vez, foi fundada em 6 de setembro de 2016 e tem capacidade para acolher 60 recuperandas.

A FBAC muito se alegra por mais este passo dado nas APACs de Conselheiro Lafaiete, parabeniza toda a direção e voluntários de ambas as APACs e se coloca à disposição para contribuir em suas caminhadas. Estamos juntos!

Foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, 24, APAC de Conselheiro Lafaiete.  A  obra foi resultado da doação do terreno do município no governo de Vicente Faria para o Estado e contou ainda com recursos  de mais de 400 mil reais do Tribunal de Justiça, para  construção da ala feminina e de empresas, prefeitura e parceiros do projeto. O novo prédio da APAC Feminina foi construído numa parceria entre o TJMG, Juiz da 2º Vara  de Execução Penal Dr.Paulo Roberto e a Diretoria da APAC. Vale ressaltar que toda mão de obra utilizada para a construção partiu da ação voluntária dos recuperandos da APAC Masculina de Conselheiro Lafaiete.

Estiveram presentes diversas autoridades entre eles o Presidente do TJMG Nelson Missias de Morais, Deputado Glaycon Franco que representou o presidente da Assembléia Legislativa,Dra Célia Juíza diretora do Fórum de Lafaiete, Dr.Paulo Roberto Juiz da 2º Vara de  Execução Penal, Dr.Jose Aloísio (Juiz da Comarca)Ten.Coronel Fabiano Rocha (Comandante do 31 BPM) Prefeito Hélio Campos (Ouro Branco) Prefeito Mário  Marcos(Lafaiete)dentre outras autoridades presentes.

Localizada na antiga sede da ACM de, , com total de 10 mil metros quadrados, a APAC  construídos,conta com cozinha industrial, dois refeitórios e quatro oficinas (costura, artesanato, fábrica de chinelo e marcenaria), entre outros espaços.

ALA FEMININA TEM UMA REPLICA DA ÍNDIA CARIJÓ

Em seu discurso, o Juiz da 2º Vara da  Execuções Penais,Dr.Paulo Roberto, demonstrou que acredita na recuperação dos presos através do método APAC.

 

 

Banda da 13 região da BPM Prestigiaram o evento

“Esse novo espaço visa desafogar o sistema prisional convencional. Na APAC, ocorre o momento de resgate da pessoa humana. Aqui, o detento poderá trabalhar e aprender uma profissão. Na APAC, o preso é tratado com dignidade, como ser humano. Enfim, o detento não é um número, colocado em celas abafadas e abarrotadas de pessoas. Aqui na APAC não tem isto.

É uma cama para cada um e os presos são separados para cada regime de cumprimento de pena semiaberto e aberto. Aqui tem posto de enfermagem, consultórios médico e odontológico, assessoria jurídica, oficinas, Fabrica de Blocos, enfim, toda uma estrutura”, afirma o Presidente.

O presídio de Lafaiete tem quase 400 presos do regime fechado num espaço que cabe 100 pessoas. Com o projeto 50 detentos estão sendo encaminhados  para  APAC.

A presidente da APAC, Major Marco Antônio, comemorou a entrega da obra, mas considera que agora é que realmente começa e continua o trabalho mais importante. “É a concretização de um sonho que começou há  anos. Já enfrentamos muitas dificuldades, mas tivemos muito apoio do município  que municípios que integram e o empresariado local. Major Marco Antônio Silva (Presidente da Ala Masculina)e João Vitor Vieira Pinto e Silva(Presidente da Ala Feminina).

Presidente do Tribunal de Justica Nelson Missias de Morais e Dr.Paulo Roberto Juiz da Vara de Execuções

Governo assina Termo para funcionamento da APAC em Cachoeiro/ES

A solenidade ocorrerá dia 29 deste mês, no Palácio Anchieta, em Vitória

O Governo do Estado Espírito Santo irá assinar o termo de fomento com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados Feminina (Apac) de Cachoeiro de Itapemirim na próxima quinta-feira (29). O prédio, situado na antiga estrada para a fábrica de cimento, estava fechado desde 2015, mas, em 2017, o atual diretor Ademir Torres iniciou uma movimentação para o retorno do centro de reintegração ao município.

 

A solenidade acontecerá no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, com início às 14h00. Foram convidadas diversas autoridades de Cachoeiro, como juízes e promotores, além do prefeito municipal Victor Coelho. Também estarão presentes representantes da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, diretor executivo, e Tatiana Flávia Faria de Souza, gerente jurídica e de convênios, que ministrarão o Workshop "Introdução ao método Apac e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo", com início às 15h00. 

Reabertura 

O termo é o passo inicial para a reabertura da Apac em Cachoeiro. O segundo será a divulgação de um edital para contratação, com data ainda não divulgada. A previsão é de que o prédio volte a funcionar dentro de 30 dias. 

Recuperação 

Um grupo de pessoas trabalhou para a recuperação do prédio, que foi totalmente abandonado e depredado após 2015, ano em que a Apac foi interditada no município pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). 

A nova estrutura será administrada pela Apac Feminina, mas no local funcionará o Centro de Reintegração Social (CRS) Masculino, e comportará cerca de 120 presos, tanto do regime semiaberto, quanto do fechado.

  

Fonte: jornalfato

 

FBAC VISITA PARANÁ E PLANEJA A EXPANSÃO DAS APACs NO ESTADO

A FBAC, nas pessoas de seu Diretor Executivo, Valdeci Antônio Ferreira, e da Gerente Jurídica e de Convênios, Dra. Tatiana Faria, integraram uma comissão organizada pelo Desembargador Ruy Muggiati, composta de juízes da Execução Penal, juízes Federais, juízes do Trabalho, envolvidos na implantação e expansão das APACs no Estado, com o objetivo de apresentar estratégias para fortalecer a APAC como política pública no Estado do Paraná. O projeto inclui também uma proposta de parceria entre a FBAC e o Governo paranaense, possibilitando desta forma o planejamento, execução do projeto de consolidação das APACs e fiscalização da correta aplicação da metodologia.

No dia 20 de maio a comissão encontrou-se com várias autoridades, entre elas, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o Secretário de Segurança Pública e Administração Prisional do Estado do Paraná, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, o Presidente do TJPR, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Francisco de Oliveira. Nas reuniões com estas lideranças e suas equipes, a comissão pode dialogar sobre o futuro da APAC no Estado e estabelecer passos concretos para consolidar e expandir as APACs no Paraná.

Dra. Tatiana disse: “Em todas as reuniões que participamos, encontramos muita receptividade ao projeto. Há um grande interesse de todos os órgãos do Estado para fortalecer a APAC e a transformar em política pública no Paraná.”

Para Coronel Marinho, assessor do Governador e responsável pelas Políticas de Segurança Pública no Estado, “a implementação das APACs no Paraná é um processo irreversível.”

Valdeci fez um balanço da visita ao Paraná e dos vários encontros realizados: “Foram dados passos concretos para a celebração de convênio entre o Governo do Paraná e a FBAC, possibilitando desta forma, que a FBAC esteja presente e acompanhe de perto as APACs, como já acontece em Minas Gerais e no Maranhão. Percebi também que a FBAC e as APACs terão o apoio institucional do TJPR, do Governo do Estado, do Ministério Público, do Poder Legislativo, da Igreja Católica e outras igrejas. Quando toda a sociedade toma consciência do problema e resolver enfrenta-lo, com certeza, o projeto irá florescer. O futuro das APACs no Paraná é promissor, não sem dificuldades ou desafios, mas com a certeza de que passos muito importantes já foram dados.”

A missão continua com a visita as APACs de Ivaiporã, Pato Branco e Barracão.

A redação FBAC

Reunião com Secretário de Segurança Pública e Administração Prisional

Reuniao com vice-governador do Paraná

 

Recuperandos colaboram com reforma do Asilo Pio XII

Recuperandos da APAC Frutal colaboraram de forma voluntária na melhoria da parte externa do Asilo Pio XII. O trabalho deles, segundo explica a assessora administrativa da entidade, Vânia Aparecida de Freitas, consistiu em preparar as paredes do Asilo com massa e selador acrílicos para que uma equipe que representa uma marca de tinta no país possa fazer a pintura até o final deste mês.

Vânia conta que a ideia de convidar os recuperandos partiu de uma sugestão feita por uma empresária do setor de tintas em Frutal. “Eu procurei a gerente Paula que foi muito receptiva e solidária nos enviando três recuperandos para fazer o serviço” informou. Nessa etapa, está sendo reformada a parte externa dos dormitórios, pátio, cozinha, sala de fisioterapia e piso.

A assessora do Asilo ainda elogiou o comportamento e a responsabilidade que os recuperandos têm demonstrado frente à oportunidade de trabalho que estão tendo. “Eles também são carismáticos e atenciosos para com os nossos idosos e equipe”, elogiou Vânia que aproveitou para sugerir: “Que a sociedade possa continuar acreditando na recuperação humana e abrindo novas portas no mercado de trabalho”.

(Jornalista Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

FBAC realiza curso de capacitação para funcionários e voluntários para APAC de Santa Luzia

No período de 14 a 17 de maio/2019, a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados,  realizou na APAC de Santa Luzia/MG, o CURSO DE CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM PARA FUNCIONÁRIOS, TÉCNICOS E VOLUNTÁRIOS DAS APACs. Foram 04 dias de estudo da metodologia APAC, troca de experiências e tomada de decisões bastante significativas para o aprimoramento da gestão administrativa da referida APAC. O Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, conduziu a semana de estudos, com o auxilio de Roberto Donizete (Beto), Marcelo, Rinaldo, Adilza e Wellington, funcionários da FBAC.  

O curso foi focado na história das APACs, surgimento e expansão, na metodologia, explicação dos elementos fundamentais, nos procedimentos de acompanhamento de uma APAC, nas rotinas das APACs, comunicação, ética e transparência, sendo que o principal objetivo tem foi foi motivar os funcionários e contribuir para que realizem seus trabalhos com entusiasmo, alegria e profissionalismo. 

A FBAC agradece a participação do empresário de comunicação Edson Alves Oliveira, diretor da MELT COMUNICAÇÕES, que com grande propriedade abordou o tema “Comunicação nas APACs”, apresentando que é preciso ter uma perfeita comunicação inter-pessoal para gerir uma entidade como a APAC. 

A FBAC também agradece imensamente à participação de Adilson, que com sua exposição, conseguiu motivar todos os presentes e inculcar em seus corações boas ideias, para que a APAC possa buscar recursos, a fim de melhorar todas as suas atividades.  

Edson e Adilson são ambos voluntários das APACs e não tem medido esforços para contribuir na caminhada das APACs. 

Muito apreciado pelos participantes, este curso é parte da estratégia da FBAC para profissionalizar a gestão das APACs.  

"Gratidão. Estou muito feliz e agradecida a Deus por esta oportunidade. Com certeza, nossa tragetória a partir de amanhã, será diferente. Parece que queremos sair correndo e gritando, querendo fazer coisas novas. Este curso representou um fôlego, uma vida nova, para nós e nossa APAC. Obrigado." Disse Bruna, encarregada de oficinas. 

"Algumas coisas em nossa APAC tinham se perdido, por falta de conhecimento mesmo. Com este curso, a partir de agora, tenham a certeza, de que vocês somente verão melhoras nesta APAC aqui. Valdeci tenha a certeza de que você não verá mais esta APAC como foi. Precisávamos de um curso como este." Afirmou Wilmar, encarregado de segurança da APAC.

Para Glauber, encarregado administrativo, "o curso foi momento de descoberta e identidade. Todos nós criamos uma identidade com o Método e com a APAC. Descobrimos muitas coisas que não estavam claras para nós, e a partir desta identificação, com certeza, iremos produzir bons resultados a partir de agora."

 

No período de 6 a 9 de julho/2018, a FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados,  realizou no auditório  da APAC de Araxá/MG, o CURSO DE CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM PARA FUNCIONÁRIOS, TÉCNICOS E VOLUNTÁRIOS DAS APACs. Foram 04 dias de estudo da metodologia APAC, troca de experiências e tomada de decisões bastante significativas para o aprimoramento da gestão administrativa da referida APAC. O Diretor Executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, iniciou a semana, que foi concluída por Rinaldo Cláudio Guimarães, Ari de Jesus e Wellington Alves.

O curso foi focado na história das APACs, surgimento e expansão, na metodologia, explicação dos elementos fundamentais, nos procedimentos de acompanhamento de uma APAC, nas rotinas das APACs, comunicação, ética e transparência, sendo que o principal objetivo tem foi foi motivar os funcionários e contribuir para que realizem seus trabalhos com entusiasmo, alegria e profissionalismo. 

A FBAC agradece a participação do empresário de comunicação Edson Alves Oliveira, diretor da MELT COMUNICAÇÕES, que com grande propriedade abordou o tema “Comunicação nas APACs”, apresentando que é preciso ter uma perfeita comunicação inter-pessoal para gerir uma entidade como a APAC.

A FBAC também agradece imensamente à participação de Tio Flávio, do Projeto Tio Flávio Cultural, que, com suas palavras, conseguiu motivar todos os presentes a continuar acreditando na recuperação do ser humano e continuar realizando seu trabalho com alegria, dedicação e a certeza de fazer parte de um grande projeto.

Edson e Tio Flávio são ambos voluntários e não tem medido esforços para contribuir na caminhada das APACs. 

Muito apreciado pelos participantes, este curso é parte da estratégia da FBAC para profissionalizar a gestão das APACs. A FBAC pretende atingir 29 APACs até o final do ano, sendo que o curso é ministrado por 4 equipes. 

Other news

An angel interceding for us

23-02-2016

Valdeci I remember kindly our dear Glory. His unconditional love and his passion for the...

Read more

Outpatient care implementation in APAC of Caratinga

12-01-2016

Dr. Igor de Oliveira, respected doctor in our city of Caratinga for his humanitarian attitudes...

Read more

FBAC realises on-line meeting with Presidents of APACs

01-09-2015

It was realised in the night of this Monday (31/08/2015) the first meeting online between...

Read more

Partners

  • assmg.jpg
  • avsi.jpg
  • avsibrasil.jpg
  • FIAT.jpg
  • governoMA.jpg
  • governomg.jpg
  • melt.jpg
  • MinaspelaPaz.jpg
  • mpmg.jpg
  • Novos rumos.jpg
  • projetec.jpg
  • seapmg.jpg
  • senac.jpg
  • sociedadebiblicadobrasil.JPG
  • tioflavio.jpg
  • tjma.jpg
  • UE.jpg